TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pessoas e Metodologia Ágil

Por:   •  3/9/2018  •  Artigo  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

MBA Gestão de Projetos - Gerenciamento de pessoas[pic 1]

Professora: Sheila Rodrigues de Sousa

Turma: 3003

Taguatinga 06 de agosto de 2018

Projeto, pessoas e metodologia ágil

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado, segundo o PMI. Para desenvolver o projeto é necessário o envolvimento de pessoas que é tratado no guia PMBOK nos processos de gerenciamento dos recursos que por sua vez traz especificamente os processos:

  • Desenvolver a equipe – voltado para melhora de competência da equipe do projeto.
  • Gerenciar a equipe – acompanhamento do desempenho da equipe do projeto.

O desafio de um gerente de projetos é extrair a melhor qualidade da cada pessoa envolvida na execução do projeto para garantir o resultado esperado.

Um dos principais temas da atualidade é a metodologia ágil que foi desenvolvida para auxiliar os gerentes de projetos a atingirem os resultados do projeto de maneira mais rápida. Um dos principais pilares da metodologia é uma abordagem interativa que, diferente da metodologia tradicional, são realizados em etapas curtas, que ao invés de ter apenas a entrega de um produto final a entrega é dividida em entregas curtas facilitando seu gerenciamento.

Integrado a metodologia ágil o mercado disponibilizar um framework, ou seja, um guia para auxiliar os gerentes que desejam executar seus projetos utilizando os métodos ágeis denominado Scrum. Para utilizar o Scrum, é necessário ter o entendimento de dois pontos chave o primeiro Backlog e o segundo Sprint.

Backlog refere-se a uma lista que contém os problemas dos clientes ou usuários. Em seguida o outro item é a Sprint que é o tempo necessário que será gasto para resolver um problema apresentado no backlog, vale ressaltar que um item do Backlog pode conter várias Sprints, ou melhor quantas forem necessárias para atender à necessidade. Um detalhe importante é que na Sprint a maneira como será feita não é importante o que importa é em quanto tempo a Sprint será entregue.

Tanto na metodologia tradicional que na metodologia ágil, o envolvimento de pessoa é essencial, entretanto no Scrum o envolvimento das pessoas é abordado pelo termo Scrum Team e gerenciado pelo Scrum Master, normalmente o gerente do projeto. O grande diferencial da metodologia quando estamos falando do Scrum Team é que não existe um papel definido, todos estão comprometidos com a entrega final, por consequência a satisfação do cliente.

Cada projeto é um novo desafio, um novo problema e uma nova solução será desenvolvida, por maior que seja a quantidade de metodologias e ferramentas disponíveis no mercado, gerenciar pessoas sempre será um desafio para o gerente de projetos, entretanto com a metodologia ágil apresentada juntamente com o Framework Scrum o gerenciamento das pessoas envolvidas na execução do projeto é facilitada, principalmente porque as pessoas envolvidas já possuem a consciência de que sua parte é importante para o resultado final.

Por, Rafael de Faria Costa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com