TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sobre Leitura

Casos: Projeto Sobre Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  4.004 Palavras (17 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 17

MAISA BATISTA DE OLIVEIRA

RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO.

Guanambi – BA

Dezembro / 2014

MAISA BATISTA DE OLIVEIRA

RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO.

Projeto de Pesquisa apresentado a Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento, da Faculdade FAVENORT como requisito parcial à obtenção do título de Especialista.

Orientadora: Robismeire Neves Santos.

Guanambi – BA

Dezembro / 2014

SUMÁRIO

1 TEMA 04

2 PROBLEMA 05

3 HIPOTESES 06

4 OBJETIVOS 07

4.1 OBJETIVO GERAL 07

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 07

5 JUSTIFICATIVA 08

6 REFERENCIAL TEÓRICO 09

7 METODOLOGIA 18

8 CRONOGRAMA 19

REFERÊNCIAS 20

1 TEMA

Relação professor-aluno: uma interação entre o ensinar e o aprender.

2 PROBLEMA

A inefetividade da relação interpessoal no contexto educacional entre o ensinante e o aprendente pode contribuir para que as dificuldades de aprendizagem se instaurem no sujeito, comprometendo seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Que procedimento pode ser feito na relação professor-aluno frente às dificuldades de aprendizagem encontradas durante o processo de ensino?

3 HIPOTESE

Refletindo sobre o tema proposto, pode-se observar que o professor assume um papel de destaque para a aprendizagem do sujeito, pois ele é o mediador no processo da mesma, e é o ponto de partida para o bom desempenho no processo de ensino-aprendizagem, porque nela estão inseridos elementos que irão resultar em produtividade para ambas as partes.

A relação entre professor-aluno é fundamental no processo do ensino-aprendizagem, no entanto, quando não existe uma relação de cumplicidade, atenção, respeito e compreensão, o sujeito pode apresentar dificuldades em aprender.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL:

• Analisar a postura do educador em relação às dificuldades de aprendizagem que o educando apresenta no contexto educativo.

4.2 OBJETIVO ESPECÍFICO:

• Refletir sobre as práticas de ensino no processo educativo.

• Verificar os procedimentos metodológicos abordados pelo professor no processo de ensino.

• Identificar as dificuldades de aprendizagem apresentadas durante o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social no âmbito educacional.

5 JUSTIFICATIVA

A relação entre docente e discente tem desencadeado no ambiente escolar dificuldade tanto no ensino, como no ato de aprender do aluno. Esse fato vem impossibilitando o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Além disso, essa problemática poderá refletir na escolarização posterior do aluno.

Para aprender, o aluno precisa ter ao seu lado alguém que o perceba-nos diferentes momentos da situação de aprendizagem e que lhe responda de forma a ajudá-lo a evoluir no processo, alcançando um nível mais elevado de conhecimento. Por meio da interação que se estabelece entre eles, o aluno vai construindo novos conhecimentos, habilidades e significações, sendo a afetividade primordial neste processo.

Refletindo sobre a relação professor-aluno, pode-se observar que o professor assume um papel de destaque para a aprendizagem do sujeito, pois ele é o mediador no processo da mesma, e é o ponto de partida para o bom desempenho no processo de ensino-aprendizagem, porque nela estão inseridos elementos que irão resultar em produtividade para ambas as partes.

Portanto, a maneira como o educador se comporta em sala de aula, através de seus sentimentos, intenções, desejos e valores afetam seus alunos, e uma simples maneira de falar já faz toda diferença. Tudo isso torna essa pesquisa viável e relevante para o processo de ensino.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

A relação interpessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com