TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Social De Marketing

Trabalho Escolar: Projeto Social De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1.1 INTRODUÇÃO 5

1.2 SUMÁRIO EXECUTIVO 5

1.3 ANÁLISE DE AMBIENTE 6

1.4 ANÁLISE SWOT 8

1.5 CRUZAMENTO DOS QUADRANTES 9

1.6 DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO 10

1.7 DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO 11

1.8 DEFINIÇÃO DA MARCA 12

Símbolo 12

Slogan 12

1.9 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS 13

1.10 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING 13

1.11 CONCLUSÃO 15

1.1 INTRODUÇÃO

Seguindo o cronograma de ensino da Faculdade Veris IBTA no 5° semestre de ADM precisamos desenvolver um Plano de Marketing para uma ONG. Com o intuito de diversificar a campanha de divulgação, a arrecadação de alimentos e de contatar novos parceiros, desenvolvemos o Plano de Marketing.

Para a execução desse plano nos reunimos e formamos o grupo "Mãos que Ajudam" com a missão de promover recursos através de doações beneficiadas no comércio de campinas e de divulgação.

1.2 SUMÁRIO EXECUTIVO

O negócio refere-se ao Centro Assistencial Batista Vista Alegre, criado há 15 anos pela Igreja Batista Vista Alegre. O CEAB tem sua sede na própria Igreja que possui um amplo espaço para os membros e seus trabalhos sociais. Possui também um espaço externo para atividades físicas e eventos fora das dependências da igreja, espaço este que foi doado pela Prefeitura de Campinas. No espaço interno o CEAB promove cultos para educação religiosa, palestras sócio-educativas e cursos que incentivam as pessoas a retomarem ao mercado de trabalho.

A criação de novas ONGs na região levou o CEAB a perder alguns fornecedores/doadores, o que provocou a queda nas doações. A atual situação em que o Centro se encontra fez com que o Diretor, Sr. Devanir dos Santos, realizasse uma detalhada análise de mercado e estudo, de oportunidades para a instituição, através da aplicação de uma pesquisa.

Após o estudo realizado, O Sr. Devanir decidiu que pretende aumentar o numero de doações e por isso busca ajuda de novos parceiros. Também pretende cadastrar novas famílias para receberem doações, ser referência em um projeto social da região do Ouro Verde, ter o melhor atendimento com as famílias e ensinar as pessoas a seguirem a DEUS.

1.3 ANÁLISE DE AMBIENTE

O CEAB (Centro Assistencial Batista Vista Alegre) está localizado a Rua Clélio Antônio Moro Carrara, 200 - Jd. Vista Alegre - Campinas/SP. Uma região de classe C e D em desenvolvimento ainda com grande necessidade de trabalhos assistenciais voltado a pessoas carentes, tendo em vista esse cenário, o CEAB foi criado para atender famílias carentes, dependentes químicos e crianças abandonadas que necessitam de apoio psicossocial, alimentação e moradia. São atendidas pessoas de todas as idades, sexo, raça e grau de escolaridade.

O CEAB sobrevive de doações do comercio e indústria local com participação ativa de voluntários da comunidade e membros da Igreja Batista.

Seus principais fornecedores e parceiros são: produtores do Ceasa, Padaria Baguete, Pastifício Selmi, Dispensário dos Vicentinos, Biscoitos Cassini, Supermercados Dia a Dia, Cerâmica Friburgo, Cerâmica Colonial, Paulo Transportes, Padaria Bela Rainha, Padaria do São José, Farmácia Americana, Farmácia do Parque Universitário, Transportes Deovaldo, J.P. Motores, Super Vidros entre Outros, que fazem doações de alimentos, e ajudam com os custos operacionais, essas ajudas nem sempre são fixas.

O CEAB esta sempre de portas abertas para atender as pessoas que chegam ao local com diversas necessidades, por isso sempre esta em busca de novos parceiros e voluntários para atender essa demanda crescente.

A grande concentração de comércios e indústrias na cidade e região contribui para maior arrecadação de alimentos, roupas, calçados, produtos de limpeza etc. somando com a ajuda da população em geral que vem contribuído para a perenidade da Instituição.

A economia em crescimento tem contribuído para o aumento da renda da população em geral, para o crescimento do comercio e indústrias, isso também tem se refletido positivamente nas parcerias e nas arrecadações do CEAB.

O CEAB não possui despesas com aluguel, pois conta com espaço próprio que por sinal é amplo e oferece oportunidade de realizar eventos no local, além das isenções tributárias fixadas pela Lei 9.532 de 10/12/97. Porem há diversos custos operacionais, por exemplo, energia elétrica, água, telefone, gás, etc. que também são mantidos através de doações e das vendas de artesanatos. É extremamente difícil manter uma instituição que vive de doações, pois não da para prever quanto e quando será arrecadado para manter a instituição e uma determinada quantia de pessoas carentes. A maior preocupação no momento é não conseguir atender essas pessoas.

O concorrente mais próximo ao CEAB é a “Cidade dos Meninos”, ONG que atende crianças carentes abandonadas de 08 a 18 anos de idade, atualmente possui um espaço de 150 Mil M² e oferece vários tipos de serviços, tais como, abrigo, alimentação, educação básica e profissionalizante. É muito conhecida na cidade e possui projetos bem estruturados, sobrevive de doações de parceiros e da população.

1.4 ANÁLISE SWOT

FORÇAS

• Equipe bastante sintonizada com participação ativa de voluntários da comunidade e membros da Igreja Batista.

• Marketing Digital (Facebook, blog, site).

• Infraestrutura própria.

• Líder compromissado com os objetivos.

• Possui grande espaço para receber eventos com grande quantidade de pessoas. FRAQUEZAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com