TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sustentavel

Casos: Projeto Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO “DecorEco” (Decoração Ecológica)

PROBLEMÁTICA

Com o aumento da geração dos resíduos sólidos, através do crescimento das indústrias e da população, é grande a preocupação da sociedade. Dentre estes resíduos, estão os pneus inservíveis e os copos descartáveis que devido ao consumo exagerado e falta de políticas públicas ambientais e reciclagem, transformou-se num sério problema ambiental.

Na maioria das vezes, o copo descartável é utilizado uma vez e em seguida descartado gerando gastos financeiros excessivos que poderiam ser evitados. Sua decomposição é lenta e dura cerca de 100 anos, mas pelo baixo custo de produção este material se tornou muito popular tendo sua reciclagem no Brasil baixa.

Há também, a geração excessiva de pneus inservíveis descartados incorretamente no meio ambiente que tem tempo indeterminado para decompor-se na natureza, em razão do grande consumo de automóveis.

Figura1. Tempo de decomposição dos resíduos sólidos.

Com este consumo desenfreado e a disposição dos resíduos sólidos incorretamente, hoje tal problemática vem sendo amenizada através de programas ambientais e a inserção de uma nova percepção da relação meio ambiente – homem.

A partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12,305, de 2 de Agosto de 2010), que busca implementar a gestão integrada e o gerenciamento de resíduos sólidos, há o incentivo, desde aos fabricantes até os consumidores, da disposição ambiental adequada tanto dos pneus inservíveis como dos copos descartáveis e sua reciclagem, verificou-se que as seguintes definições, objetivos, princípios e instrumentos se aplicam ao nosso trabalho.

Esta lei prevê:

 a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado);

 Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo;

 Cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microrregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

 Também coloca o Brasil em patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na Logística Reversa quando na Coleta Seletiva.

Portanto, implementar uma nova visão através da criação de legislações mais rígidas, fiscalização mais intensa envolvendo toda sociedade, poder público e instituições.Contudo este trabalho pretende identificar as mais diversas formas de reciclagem e reutilização dos pneumáticos inservíveis e copos descartáveis existentes.

JUSTIFICATIVA

A disposição inadequada dos resíduos no meio ambiente vem gerando a escassez dos recursos naturais, e aos poucos convencendo o homem da necessidade de se adequar a reciclagem.

Nos dias de hoje, não há como não produzir lixo, e uma alternativa viável é a coleta seletiva que desviam dos aterros sanitários resíduos sólidos para sua reutilização. O descarte correto destes resíduos não polui o ambiente, proporciona a reciclagem, conscientiza a população de sua responsabilidade social além de gerar uma maior qualidade de vida, e renda que serve de inclusão social do cidadão juntamente com o princípio dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar).

 Reduzir visa diminuir a geração de resíduos sólidos e/ou reduzirem o seu desperdício;

 Reutilizar possibilita sua utilização para varias finalidades, otimizar o máximo seu uso antes do descarte final, buscando sua recolocação no mercado;

 Reciclar técnica com finalidade de aproveitar os resíduos e reutilizá-los como matéria-prima transformando-os em novos produtos.

Figura 2. Princípio dos 3 R’s.

Lembrando que, estes resíduos podem ser vendidos para indústrias ou entidades, o qual servirá como investimentos em obras sociais gerando emprego, ou reutilização pela própria instituição do projeto.

Em consequência do alto número de consumo de pneus e copos descartáveis jogados na natureza incorretamente causando prejuízos a ela, resolveu-se implantar o Projeto DecorEco (Decoração Ecológica) com pneumáticos inservíveis e copos descartáveis.

OBJETIVO GERAL

O objetivo comum deste projeto é o recolhimento dos pneus inservíveis e copos descartáveis no município de Cuiabá – MT, visando um ganho ambiental com a eliminação de pontos de despejos irregulares, diminuição da poluição visual e do solo, proporcionando melhoria da saúde pública. Além disto, visa:

 Preservar o meio ambiente da poluição;

 Criar diversos pontos para coleta seletiva;

 Geração de fonte de renda;

 Mudanças de atitude e hábitos de consumo;

 Combate ao desperdício;

 Incentivo à reutilização dos materiais;

 Capacitar jovens promovendo a inclusão social;

 Desenvolver a educação ambiental da sociedade.

OBJETIVO ESPECÍFICO

A proposta de se trabalhar com a coleta seletiva desses resíduos paralela a reciclagem, também numa expectativa da Educação Ambiental podem contribuir com a sociedade sendo capazes de:

 Educar para o consumo consciente e descarte adequado dos resíduos;

 Modificar práticas e atitudes pessoais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com