TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: Transito

Resenha: Projeto: Transito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Resenha  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

JUSTIFICATIVA:

O tema trânsito vem sendo alvo de discussão entre profissionais e estudiosos de diversas áreas. A conclusão a que engenheiros, médicos, educadores, psicólogos, políticos e representantes de diversos outros segmentos chegaram, é de que, para melhorar a qualidade do trânsito brasileiro, é prioritário reeducar seu principal agente, o ser humano.

Sendo o trânsito, um espaço compartilhado por muitas pessoas. Algumas delas circulam a pé, outras de carro, de moto, de bicicleta, de ônibus, de carroça, de skate, entre outras formas. No entanto, para que todos possam circular em segurança no mesmo espaço foi necessário estabelecer algumas regra. A junção de todas essas regras recebe o nome de legislação de transito. E essa legislação que determina como cada um de nós deve se comportar no trânsito para evitar acidentes e manter a segurança de todos.

O programa trânsito fundamental propicia aos alunos visualizar, analisar e interagir de variadas formas com o cotidiano, levando-os à reflexão sobre seus atos, a construir argumentações e estratégias diferenciadas para um mesmo problema ou assunto, ampliando sua capacidade de interpretar e compreender sua realidade e construir novos significados.

Durante todo o processo – da escolha do tema, desenvolvimento de atividades, à compreensão dos novos significados pelos alunos – o método promove a construção da autonomia, da participação e do senso critico, fatores indispensáveis para a formação de cidadãos atuantes na sociedade. Visualiza crianças e jovens estudantes como agentes ativos e participantes diretos no trânsito. O conhecimento adquirido se torna ferramenta de auxilio imediato para interpretação das ações e da linguagem desse meio social. Valoriza os aspectos culturais locais, relacionando o contexto das situações reais vividas pelos educandos com pratica educativa escolar. Por consequência, o ensino escolar é apresentado aos alunos de forma a desafiar conhecimentos já adquiridos: o processo de resolução passa a ser aplicado em problemas reais cotidianos, ensejando assim a formação de cidadãos ativos.

Para que esse processo de formação e transformação seja alcançado, o programa disponibiliza aos educadores ferramentas didáticas e inovadoras, de fácil aplicação, altamente eficazes e motivar e perenizar o aprendizado dos alunos.

Cada uma das conhecidas linhas pedagógicas destaca um ponto importante para o processo de conscientização e de formação do educando. Sozinhas, porém, tornam-se insuficientes para abranger a complexidade do processo ensino-aprendizagem. Pode-se dizer, portanto, que o método está fundamentado na “pedagogia do bom senso”, pois reúne os pontos coerentes a expressivos de muitas teorias estudadas.

Diante disto, este projeto busca promover a construção do conhecimento, a formação do pensamento critico e a mudança do comportamento através da reflexão, da ação e da interação, possibilitando a manifestação e o conflito de experiências e pensamentos, definindo constantemente novos modos de pesar e agir no meio social.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver no educando forte sentido de autopreservação, fornecendo subsídios e condições para que possa adotar e incorporar naturalmente comportamentos preventivos e defensivos, além de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com