TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO TRÂNSITO

Por:   •  18/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 12

Professor JOSÉ RENATO PEREIRA

Pedagogo pela UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

[pic 1]

CAMPO GRANDE-MS

PROJETO DE ELSAMAR SILVA DOS SANTOS EMERIRIQUE.

Organizado, readequado e  reestruturado pelo Professor: JOSÉ RENATO PEREIRA

A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
            Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar, tocar um instrumento ou dançar. Desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em tantos outros lugares, com os mais diversos fins. Assim, é patente em todas as esferas de nossa sociedade que a Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de ideias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado. Baseando-se nesse enorme conhecimento do papel que a Música possui em nossa sociedade, diversas Escolas têm incluído essa Arte no cotidiano dos trabalhos escolares com objetivo de melhorar o aprendizado, aproximando mais ainda essa Arte da vida dosalunos.
             Sabendo que em nossa cidade a Música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano de nossos alunos e é vista por eles como uma atividade prazerosa, nos motivamos a elaborar uma proposta de trabalho diferenciado através desse Projeto Musica no Espaço Escolar no Ensino Fundamenta e Médio, que será desenvolvido pelo Professor José Renato Pereira, com alunos da rede pública.
Ressaltamos que esse Projeto vem reforçar outros trabalhos e ações que já estão em andamento em nosso município, e têm demonstrado que a Arte da Música contribui para a criação de relacionamento sociocultural de nossos estudantes e bom relacionamento entre  comunidade e as Escolas publicas de Ensino fundamentale Médio.
Acreditamos que com a inserção da Música no dia-a-dia da Escola e no cotidiano de nossa comunidade poderemos ocupar de forma prazerosa o tempo ocioso de nossas crianças e adolescentes, contribuindo assim para formação integral de nossos discentes.
A presente proposta se espelha em alguns bons exemplos que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente ou pela web, como por exemplo: Projeto do Maestro Fernando de Sousa Dourado; Projeto Flauta Doce da Professora Carla de Oliveira Montes.

JUSTIFICATIVA;          
            O “Projeto Música na Escola” surgiu da necessidade de oferecer às nossas crianças e jovens uma atividade que vá além do currículo e do âmbito da Escola, pois é certo que a Música, e as demais artes fazem parte do dia-a-dia dos nossos alunos, independente de sua classe socioeconômica.
              Não se pode pensar na Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades. Isso deve ser feito sempre por meio do incentivo a criatividade e conhecimento de boas experiências realizadas em outras localidades, que certamente podem ser adaptadas ao contexto local de cada município, como é o caso da presente proposta.
            É de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da Escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. Por meio da Educação Musical há a possibilidade de se proporcionar ao educando a vivência com outros contextos socioculturais. Destaca-se ainda a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o aprendizado de músicas em outras línguas.
            Assim, estamos certos que a presente proposta servirá para desenvolver a autoestima, valorizar os dons apresentados para a musicalização e contribuirá fortemente para melhoria da disciplina de nossas crianças e adolescentes. Pelos resultados de outros trabalhos em diferentes cidades e estados, sabe-se que a prática da Música torna os alunos mais disciplinados, concentrados, motivados e responsáveis em sala de aula e, também, fora da escola.

Com tudo isso, por intermédio do “Projeto Musica no Espaço Escolar”, espera-se que o amor e apreço pela Música irradiem de nossas Escolas para dentro da casa de cada aluno e para o cotidiano de nossa comunidade de modo geral, visando entre outras coisas a diminuição de tempo ocioso, contribuindo para a não inserção do aluno na marginalização, na violência, ou qualquer outra ocupação negativa para sua formação.

PROBLEMÁTICA

AsEscolas Públicas de Campo Grande- MS, atende uma expressiva diversidade cultural, social e econômica, com forte incidência do perfil socioeconômico de baixa renda, sobrevivendo de subempregos, de ajuda de Assistência Social governamental e não governamental.

Vale ressaltar que grande partedos pais não possui trabalho fixo, ocupando-se de serviços como empregada doméstica, diarista, ajudante de pedreiro, "catador" de latinha, pintor dentre outras... 
             Esta população não tem acesso a cultura como: teatro, cinema, revista, jornal etc.   uns certa parcela dos tutores dos alunos  são analfabetos ou ainda.
            Diante desta situação, as famílias apresentam-se desestruturadas, sendo a maioria composta só pela mãe e filhos e onde o alcoolismo, a agressão, a violência e o vandalismo está presente ou muito próximo  do cotidiano de um percentual significativo dos alunos atendidos pela rede publica.
            É notório  que diante desses fatos, os alunos encontram-se desestimulados, não valorizando o conhecimento, o saber, possuindo baixa autoestima, apresentando grandes dificuldades na aprendizagem , consequentemente e  inevitavelmente a evasão da escola ou a permanecia  na mesma apáticos ou agressivos, não respeitando uns aos outros e nem aos professores.
         Acredito  que a educação é um fator modificador e transformador da sociedade, pois através da mesma, entre diversos fatores a musica é capaz de promover a socialização contribuindo para prática do exercício da cidadania. Razão da importância pela qualapresento  este projeto, pois o trabalho de musicalização serve para ajudar a preencher lacunas importantes na vida desses alunos como a sensibilidade, o desenvolvimento da afetividade e respeito entre eles e principalmente a elevação de sua autoestima, buscando eliminar, ou minimamente diminuir atitudes violentas que hoje é a via mais utilizadas como forma de resolução dos problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (193.3 Kb)   docx (398.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com