TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Estágio

Por:   •  6/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do estágio na minha formação profissional

No curso do PROFUNCIONARIO teremos a PPS, que é a Prática Profissional Supervisionada, que são as 300h de estágio, que serão cumpridas no ambiente de trabalho e em outras unidades de ensino para poder ver novos meios de trabalhos e de realidades diferentes.

Tive o prazer de entrevistar uma professora da Educação Infantil que leciona na escola em que trabalho o que foi bastante esclarecedor para mim, ela contou que se formou muito nova, na época ainda era o magistério, quando foi realizar o estágio, era feito toda semana, em séries diferentes e ambientes diferentes, tanto na zona urbana como na rural e os professores a deixavam dar aula junto com eles e isso foi muito importante, pois pode ver a realidade de como era a prática de tudo o que já tinha visto no conteúdo. Pode perceber que muita coisa da teoria não se encaixa em todas as turmas e que precisou fazer uma reavaliação para adaptar a teoria na prática, o que a fez aprender muito. Também falou que viu muitas práticas erradas dos professores na época, o que a ajudou muito na hora de lecionar, pois viu o que dava certo na aprendizagem e o que prejudicava os alunos. Hoje ela é pedagoga e professora e concluiu dizendo que o estágio foi fundamental para sua formação e para sua vida profissional.

Com tudo que li do material indicado e com a entrevista, entendi que o estágio ajuda a moldar nós alunos, pois poderemos ver a realidade da profissão que escolhemos e como colocar em praticar tudo o que já estudamos na teoria, a prática também ajuda na aprendizagem, pois só quando encontramos com os problemas diários da profissão é que conseguimos desenvolver o que já tínhamos visto na teoria e isso nós faz repensar e entender mais a fundo o que foi estudado. Essa prática no PROFUNCIONÁRIO também tem o intuito de redefinir o profissional, deixando de ser apenas um funcionário da educação e passando a ser funcionário em educação, podendo utilizar aquilo que aprendeu na teoria e coloca-lo em prática juntamente com o que já vem fazendo no seu dia a dia de trabalho. Por isso é tão importante o estágio na vida de um bom profissional o quanto ele vem para acrescentar ao curso e a formação, essas 300h de estágio serão fundamental para mim e darei tudo de mim para realizar uma “trans-formação” no meu trabalho e em minha vida pessoal, para chegar a uma profissional que vem além das suas funções que enxerga a escola como um todo, onde todos podem se ajudar para melhorar a educação.

Bibliografia

MONLEVADE, João Antonio Cabral de. Orientações para a Prática Profissonal Supervisionada: Cursos Técnicos de Formação em Serviço para Funcionários da Educação. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso: Rede e-Tec Brasil,2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com