TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Estágio

Por:   •  28/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  9.581 Palavras (39 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 39

HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA FILOSOFIA:

 CONCEPÇÕES À CERCA DA CIDADANIA E SOCIEDADE.

Edinho Rocha Marques

Tutora Externa Elaine Tavares

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Filosofia (FIL 0069) – Projeto de Ensino

06/07/2018

RESUMO

Este artigo de PE tem como finalidade abordar os pontos positivos e negativos à respeito da cidadania e sociedade. Nele serão trabalhados, a forma, o desenvolvimento, e as consequência da falta de regras, normas, valores entre outras para a construção da vida em sociedade. Com relação do desenvolvimento do trabalho foram buscada fontes de autores renomados para fundamentar o aporte teórico, essas buscas foram de grande importância, pois relacionado cada perspectiva de diferentes autores a cerca do tema e da área de concentração proposta. Está também inserido neste trabalho de conclusão de curso as práticas vivenciadas nos estágios desde seu inicio até o seu término, assim como a relação delas com a área de concentração, essas práticas de estágios foram divididos em etapas como de observação e regência assistida dentro da sala de aula. Ele está dividido em etapas que vai desde a introdução, repassando para o desenvolvimento, pelas praticas de estágios, métodos utilizados para argumentar o desenvolvimento, os resultados e as discussões obtidos, chegando as considerações finais que é a conclusão o resumo de tudo o que foi apresentado e discutido no meio do trabalho.

Palavras-chave: Cidadania. Sociedade. Normas.

1 INTRODUÇÃO

A área de concentração que será apresentada é (história e epistemologia da filosofia) uma área busca que relatos sobre a filosofia, compreendendo o que chamamos de conhecimento. A escolha dessa área de concentração se deve pelo fato de como ela abrange a história da filosofia e a epistemologia (teoria do conhecimento), onde grandes autores buscaram a sua compreensão e fizeram com que ela se tornasse uma disciplina muito eficaz para a sociedade.

Neste PE foi proposto uma área de concentração bastante extensa onde se fala da, (história da filosofia ou o que chamamos de teoria do conhecimento), como já sabemos quando falamos de filosofia abrange-se vários temas distintos e nesse panorama de tema, nos deparamos com (concepções à cerca da cidadania e sociedade) este tema por si só é bastante abrangente e está muito presente no meio da sociedade, pois, se relaciona com normas de convívio, leis que regem países entre outras ações, assim na medida em que nos relacionamos com outras pessoas estamos nos deparando com a cidadania, no momento em que estendemos a mão para alguém estamos exercendo a cidadania, a mesma não esta apenas nas coisas materiais que damos para ajudar alguém mais sim também no acolhimento, no amor e em diversas outras coisas. Este trabalho tem três objetivos específicos apresentar de qual forma ou como a cidadania está inserida no meio da sociedade, expor também de forma clara os padrões que vem transformando os princípios éticos e morais desde a antiguidade até os dias atuais e por fim delimitar os principais pensadores e o que cada um destes falaram a respeito da cidadania na sociedade e como este tema está presente em nossos dias.

Este trabalho de conclusão de curso foi divido em partes, a primeira é a introdução na qual está um resumo de tudo o que será abordado no corpo (desenvolvimento). A segunda parte está a fundamentação teórica onde, será retratado a cerca do tema exposto para o estudo. Nesta parte foram divididos em subtópicos, para um estudo mais detalhado a cerca da cidadania na sociedade, na educação, como surgiu o termo cidadania, a cerca da cidadania na sociedade brasileira, os direitos humanos entre outras questões.

Também será abordado a cerca de estágios, ou seja, um resumo sobre as praticas desenvolvidas durante os mesmos, que se passou desde a observação da instituição, da convivência em sala a chamada observação e a pratica docente. Será tratado os materiais e os métodos utilizados nas pesquisas para o desenvolvimento da organização do trabalho, os resultados obtidos no aporte teórico e as discussões a respeito do tema apresentado. No último tópico estará sendo debatido de forma sintetizada todos os pontos do trabalho e as considerações finais, e também a posição final a cerca do tema e propostas para a melhoria de futuros trabalhos.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

2.1. CONCEPÇÕES À CERCA DA CIDADANIA.

Nos dias atuais ouve-se muito falar sobre cidadania, são abordadas diversas campanhas nos meios de comunicação de massa solicitando ajuda para entidades, populações abaladas por tragédias climáticas, com o objetivo nos chama para exercer a cidadania. Também ouvimos falar que a cidadania é o exercício do direito e cumprimento do dever, o que nos submete mais ênfase no dever do que no direito. Porém, resumir o conceito de cidadania apenas à questão legal não demonstra a sua importância social.

Com diferentes concepções, muitos pensadores defenderam a ideia de que os seres humanos nascem livres e iguais, e têm seus direitos garantidos e esses inalienáveis. Thomas Hobbes (1588-1679), em sua concepção afirma que os seres humanos são naturalmente iguais e, por terem excessiva liberdade, lutam uns com os outros na defesa de seus interesses individuais, havendo de um acordo, ou seja, para evitar a auto destruição, todos os membros deveriam renunciar a sua liberdade e dar ao Estado o direito de agir em seu nome.

O também inglês John Locke (1632-1704), expos que somente os homens livres e iguais podem fazer um pacto com o objetivo de estabelecer uma sociedade política, para ele o homens chamados livres eram aqueles que tinham alguma propriedade a zelar, no entanto a propriedade tornasse nessa perspectiva, um elemento fundamental da sociedade capitalista, já que é o laço que define a liberdade dos indivíduos. E nesse contexto é esclarecido a ideia de que nem todos são iguais desde o nascimento.

Para o pensador francês Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), a igualdade só tem sentido se for baseada na liberdade, porem na sua definição, a lei deve ser o parâmetro da igualdade: “todos nascem livres perante a lei”. Ao definir a igualdade perante a lei, criava-se um direito igual para os desiguais. Em outras palavras, as pessoas não eram iguais porque nasciam livres e iguais, mas por que tinham direitos iguais perante a lei, feita por quem dominava a sociedade.  Nas palavras de Marshal, a respeito de cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.9 Kb)   pdf (314.1 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com