TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Um Sistema de I[ndicadores

Por:   •  5/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade avaliativa 05

Projeto de um sistema de indicadores

Introdução

Nesta atividade será abordado o indicador MTBF (período médio entre falhas), utilizado na Gestão de Manutenção para decisão sobre a disponibilidade de máquinas e equipamentos.

Desenvolvimento 

Questão 01:

“A partir da leitura do conteúdo semanal, desenvolva um modelo de implementação de um sistema de medição de desempenho em uma empresa. Pode ser baseado em um exemplo de sua realidade profissional”.

a) Informe o nome do Processo e descrição detalhada.

GESTÃO DA MANUTENÇÃO E CONFIABILIDADE: É responsável pela monitoração dos equipamentos, acompanhamento de indicadores para realizar planejamentos eficientes de manutenção. planejamento de paradas na produção para consertos e/ou ajustes. Obedecer às diretrizes da empresa no que reflete a manutenção. Planejamento e uso adequado  de recursos.

b) Informe a área a que pertence o processo

DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO - setor responsável pelos consertos e reparos dos equipamentos na empresa.

c) Informe o responsável pela implantação dos indicadores e apresente suas competências técnicas.

Coordenador de Manutenção.

É o responsável para conseguir recursos financeiros e distribuir de forma adequada. Supervisiona como os materiais e mão-de-obra estão sendo empregados.

d) Informe o nome e a descrição do Indicador

MTBF (Mean Time Between Failures) - período médio entre falhas;

É um indicador de confiabilidade de um equipamento ou sistema reparável. Mede o índice de falhas aleatórias. É excluído erros sistemáticos ( erros de projeto), defeitos de fabricação e desgaste do uso (fim da vida útil). Normalmente expresso em horas. Quanto mais elevado for o MTBF, mais confiável é o produto.

MTBF = (Tempo de disponibilidade - tempo total de manutenção)/(Número de paradas)

 e) Informe o tipo de Indicador (eficiência ou eficácia)

É um indicador de eficiência. Quanto maior o MTBF, mais confiabilidade terá o equipamento ou sistema medido. Isso, diminuirá o tempo de paradas para consertos e ajustes, refletindo em eficiência do processo.

f) Informe a periodicidade de desde Indicador

Monitoramento mensal.

Questão 02:

A partir do desenvolvimento de seu sistema de medição de desempenho, escreva a importância deste indicador para a melhoria dos processos da empresa, orientando para uma busca da excelência e da qualidade nos processos

O MTBF é importante por fornecer a disponibilidade do equipamento. Quando se fala em máquinas e equipamentos, é importante que funcionem de forma correta e a maior parte do tempo disponível. Esse indicador ajuda a gerenciar a performance, abrangendo as falhas e tempo de parada.  É importante para a qualidade, pois garante melhor performance nos processos, maior confiabilidade e maior eficiência quando o MTBF é alto. E quanto está ficando baixo, é um sinal de alerta.

Questão 03:

Relate as melhorias que podem ser alcançadas a partir da implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com