TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de consutoria

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.934 Palavras (16 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 16

GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS EM EMPRESA DE CONSULTORIA

Autoria

Glaucilaine Thayanne Gianinne Rosa[1],

Bacharel em Engenharia de Produção, cursando MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Artigo publicado no X Congresso de Excelência em Gestão.

Orientador

Myrene Buenos Aires[2]

RESUMO

O custo logístico é uma das vertentes do custo total da empresa que deve ser trabalhado, a fim de tornar a análise financeira mais assertiva. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a forma de gestão dos custos de empresa de consultoria de Belo Horizonte, a fim de entender especificamente o processo de análise dos sistemas logísticos. As respostas coletadas a partir de entrevista a respeito da área de logística e visita técnica à empresa em estudo foram úteis para análise dos métodos utilizados embasando as propostas de melhoria na eficiência da gestão dos custos da empresa. Como proposta de melhoria na eficiência da gestão dos custos da empresa, tornam-se viáveis ações de redução dos custos nas áreas de estoques e armazenagem para conseguir repassar a diferença no preço final. A presente pesquisa possibilitou ampla avaliação e interpretação dos cenários que possam vir a ser apresentados pelo mercado, facilitando a tomada de decisão dos gestores.

Palavras-chave: Custo Logístico. Gestão. Métodos gerenciais.

  1. INTRODUÇÃO

A Gestão de Custos Logísticos é uma ferramenta estratégica que influencia no desenvolvimento lucrativo da empresa. Ajuda principalmente na determinação do sistema de custeio mais apropriado, dos recursos que são consumidos e dos produtos gerados entre unidades.  Além de representar 19% do faturamento de uma empresa, é fundamental para eficiência da organização, tornando-a mais competitiva.

  1. Problema de Pesquisa

Como identificar os pontos de melhoria na gestão dos custos de empresa de consultoria a partir do processo de análise dos sistemas logísticos e da comparação entre os métodos utilizados e disponíveis?

  1. Objetivos

  1. Objetivo geral

Avaliar a forma de gestão dos custos logísticos de empresa de consultoria tornando-a mais eficiente.

  1. Objetivos específicos

  1. Descrever os principais custos logísticos presentes na empresa;
  1. Mapear os métodos utilizados na análise dos sistemas logísticos;
  1. Propor ações de melhoria na eficiência da gestão dos custos da empresa.
  1. Justificativa

Este estudo justifica-se pelo fato de os custos terem sua importância minimizada quando se trata da identificação de fatores que impulsionem o negócio. A Gestão dos Custos Logísticos é fundamental para diversas empresas, uma vez que facilita a tomada de decisão frente aos desafios mercadológicos.

O presente tema surgiu como enfoque de pesquisa em função de sua relevância, já que ele, quando lembrado, se limita à definição do custo total esquecendo-se de todas as suas vertentes. Essa restrição impede que o negócio atinja maturidade, deixando-o vulnerável diante de qualquer mudança interna ou externa.

Assim, acredita-se que uma análise gestão de uma empresa de Consultoria pode justificar a importância de tal estudo estratégico, incentivando demais empreendimentos de áreas diversas a seguirem plano similar de gerenciamento, alavancando a lucratividade e possibilitando o crescimento.

O problema escolhido para este estudo visa à possibilidade de melhoria da gestão, visto que, os custos logísticos representam de 5% a 35% das vendas variando de acordo com o tipo de negócio. Além de ser um dos fatores mais dispendiosos, demanda atenção por ser vital para acrescer valor e nível de serviço.

Este estudo é de suma relevância para a área de gestão, posto que a importância do desenvolvimento estratégico tornou-se sinônimo de qualidade empreendedora, obrigando, dessa forma, que a prática de Gestão de Custos se torne uma constante no mundo corporativo competitivo.

Este estudo se torna relevante para o meio acadêmico, em face da possibilidade de encontrar soluções e pontuar dificuldades que poderão auxiliar no gerenciamento já praticado ou servir de esclarecimento para os que descobriram a necessidade do controle de custos logísticos.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Gestão de Custos e sua Influência Econômica

A Gestão de uma empresa no Brasil é dificultada pela carência de informações detalhadas, por isso é frequente a utilização de modelos matemáticos simplificados ou ferramentas de software desenvolvidas no exterior. Dessa forma a realidade da empresa não é representada adequadamente interferindo na comparação dos resultados gerados com as decisões gerenciais tomadas pela organização.

Para a Gestão de Custos, tal situação é ainda mais crítica, uma vez que as poucas informações encontradas tratam basicamente do planejamento fiscal. Diversas empresas já se ergueram, faliram, transferiram fábricas e centros de distribuição levando em consideração os benefícios fiscais que poderiam capturar (Amaral, 2004).

Segundo Yoshizaki (2011), especula-se que os benefícios fiscais brasileiros não serão completamente eliminados após a Reforma Tributária proposta pelo Governo Federal, devido à existência de grandes diferenças econômicas no país. Elas impõem a alguns estados a necessidade de oferecer benefícios fiscais para atrair empresas e, consequentemente, gerar empregos e fomentar a economia local.

Por isso há a pressão de grandes corporações que já se estabeleceram em locais onde existe a incidência de benefícios fiscais. Com a mudança nesse cenário, tais corporações tenderiam a abandonar suas instalações e se mover para estados mais competitivos e/ou mais próximos de sua demanda. Essa movimentação traria sérias consequências à comunidade local, que teria sua economia fortemente afetada (Netto, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (201.8 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com