TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto para reestruturar um determinado local de trabalho da empresa

Projeto de pesquisa: Projeto para reestruturar um determinado local de trabalho da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivo do desafio:

O objetivo deste desafio é que, ao final, seja entregue um projeto para a reestruturação de um determinado posto de trabalho de uma empresa, seguindo os conceitos abordados pela Ergonomia.

Etapa 1:

Passo 1 (Aluno)

Ler atentamente sobre a evolução histórica do trabalho.

http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia

Passo 2 (Equipe)

Responder às questões a seguir.

1 Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu ambiente de trabalho abordando os aspectos físicos, cognitivos e organizacionais (envolvendo posto de trabalho e metodologia de trabalho e organização do posto de trabalho), visando desenvolver o bem-estar no local de trabalho, com essas melhorias aumentar a produtividade e reduzir e eliminar doenças ocupacionais e do trabalho com ler e dort.

.

2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

A ergonomia do trabalho passou por uma renovação durante a segunda guerra, anteriormente não havia tamanha necessidade de aperfeiçoar a produção com custos, matéria prima e mão de obra reduzida. Com a demanda de produção aumentando e a mão de obra, matéria prima e mão de obra reduzida surgiram à necessidade de aperfeiçoar a produção com isso surgiu às melhorias ergonômicas nos postos de trabalho, onde adequando os postos de trabalhos e as atividades dos trabalhadores. Logo as melhorias ergonômicas no trabalho aumentavam a produção atendendo a demanda. Esse quadro de ergonomia do trabalho vem se inovando dia a dia.

3 Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

Consideram-se três pontos fundamentais na evolução da ergonomia:

• em que o estudo se centrava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar. Procurava-se selecionar e formar operador de acordo com as exigências, ainda de uma longa e difícil aprendizagem;

• pelos problemas e pelos erros humanos o estudo começou a centrar-se no homem, procurava-se uma modificação das máquinas tendo em consideração os limites próprios do homem;

• se considera a analise do sistema homem-máquina ou mais corretamente homem-trabalho.

4 No que consiste a abordagem macro ergonômica?

Os principais conceitos de macro ergonomia, sua evolução histórica e métodos foram descritos e discutidos. As contribuições possíveis do macro ergonomia as organizações e as pessoas são imensas, mas algumas importantes barreiras ainda estão por serem ultrapassadas. A dificuldade de aplicação, o conhecimento requerido e o excessivo tempo consumido são os problemas mais comuns aos métodos macro ergonômicos.

Por outro lado, a Ergonomia Participativa oferece uma perspectiva macro ergonômica com técnicas simples e uteis que favorecem a efetividade organizacional, a produtividade e qualidade de vida no trabalho. A Ergonomia Participativa permite ainda as organizações enxergarem a ergonomia como um processo ao invés de um simples resultado. Além disso, esta metodologia é extremamente apropriada para a divulgação da ergonomia e sua aplicação por toda a organização e especialmente em países onde há uma escassez de profissionais ergonomistas, como é o caso do Brasil.

5 Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.

Trabalho de carregamento intenso de peso considerando esforço excessivo

Trabalho em atendimento de telemarketing esforço psicológico e tensão excessiva

Ergonomia no trabalho em altas temperaturas biomecânica .

Passo 3 (Equipe)

Escolher cinco pessoas, dentre familiares, amigos, colegas de trabalho ou alunos de outros cursos, e relatar o grau de conhecimento deles sobre Ergonomia. Analisar, com base nas respostas das questões do Passo 2 desta etapa, se os conhecimentos apresentados são coerentes com os reais conceitos de Ergonomia.

Relato do grau de conhecimento sobre ergonomia

Entrevistado 1 – Aposentado, o entrevistado tem conhecimento praticamente escasso, observando que o trabalhador está aposentado há 15 anos.

Entrevistado 2 – Aposentado, o entrevistado tem conhecimento também praticamente escasso, observando que o trabalhador está aposentado há cinco anos.

Entrevistado 3 – Trabalhador de uma empresa de pequeno, o trabalhador entrevista tem um conhecimento vago entendendo como ergonomia apenas questões de iluminação, e ambiente de ar do local de trabalho.

Entrevistado 4 e 5 – Trabalhador de uma empresa de médio porte e grande porte, os conhecimentos são ampliados sobre maquinário, posto de trabalho, ambiente de trabalho adequação das atividades redução de ritmo excessivo e conhecimento básico em leis e normas de segurança. Analise dos entrevistados com os conceitos de ergonomia, concluímos que a ergonomia do trabalho vem sendo inovando e em alguns aspectos vem sendo ainda implementada, e algumas empresas.

Aula-tema: Ergonomia e Antropometria. Antropometria Estática. Antropometria

Dinâmica. O posto de trabalho. Esta atividade é relevante para que você compreenda a importância de se desenvolverem boas práticas de Ergonomia e Antropometria no Posto de Trabalho.

Passo 4 (Equipe)

Entregar ao professor da disciplina um relatório intitulado: RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO À ERGONOMIA, contendo as respostas das questões do Passo 2 desta etapa e a análise realizada no Passo 3 desta etapa

Etapa 2:

Passo 1 (Equipe)

Acessar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com