TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos De Eventos

Por:   •  5/11/2014  •  3.522 Palavras (15 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 15

PROJETO DE EVENTO: CICLO DE PALESTRAS PARA LANÇAMENTO DOS CARTÕES UNIVERSITÁRIOS BRB

GESTÃO DE PROJETOS EM MARKETING

PROFESSOR

BRASÍLIA/DF

06.06.2014 

INTRODUÇÃO

A gestão de projetos é uma área fortemente explorada no ambiente corporativo. Para atender as demandas de maneira eficaz, considerando um cenário dinamizado pela velocidade das mudanças do mundo globalizado, torna-se indispensável um modelo de gerenciamento baseado com foco em objetivos e resultados.

O trabalho a seguir evidencia a importância da gestão de projetos, seus conceitos e fases e áreas. Os textos e conteúdos pesquisados servirão de referência para a aplicação do modelo na elaboração de um projeto de evento real.

1. Uma Abordagem à Gestão de Projetos

As empresas estão se organizando e investindo na implantação de uma gerência de projetos numa escala e velocidade impressionante. A cada momento novos serviços e produtos surgem no mercado. Isso é provocado pela velocidade de substituição e/ou renovação de produtos e serviços, seja por concorrência, ciclo de vida, novas tecnologias ou por tendência de consumo demonstrada pelo consumidor.

A gestão de projeto adquiriu mais importância para as empresas que buscam acompanhar um mercado em constante mutação. As mudanças impulsionam as inovações e novos projetos surgem. Essas demandas constantes obrigam as empresas a implantar uma gestão para os projetos que são realizados pela instituição. Observa-se que o ambiente de trabalho volta-se cada vez mais para os projetos. Não se trata de uma tendência e sim de uma realidade em expansão contínua.

Entendendo que Gestão é, de acordo com o dicionário Aurélio (2002), “a ação de gerir, administrar negócios” pode-se perceber que a gestão de projetos tem o seu tempo de execução definido e que, contrariamente, difere de outras operações e/ou gestões permanentes da empresa. A gestão de projeto exige ações muito específicas, mesmo porque, segue algumas rotinas comuns para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de início e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.

Algumas ações ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento de padrões internacionais para a gerência de projetos, porém, aqui mencionam-se algumas que contribuem com suas definições para o que seja a “Gestão de Projetos”:

O Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK), conhecido como o “Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos” levantado pelo Project Management Institute (PMI), assim define o gerenciamento de projetos: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto”.

A ISO 10006:1997 – International Standards Organization define a gerência de projetos como: “a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos”.

Vários autores abordam a gestão de projetos, com ligeiras variações de conceito:

• Para Kerzner (2011), a gestão de projeto de relativamente curto prazo que foi estabelecido para a concretização de objetivos específicos;

• Já para Turner (1994), refere que a gestão de projetos é um processo através do qual um projeto é levado a uma conclusão. Tem três dimensões: objetivos (âmbito, organização, qualidade, custo, tempo); processo de gestão (planejar, organizar, implementar, controlar); níveis (integrativo, estratégico, táctico);

• E PMI (2004), define gestão de projetos como sendo o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders, que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente;

Portanto, observa-se que para a gestão de projetos são exigidas diversas disciplinas de gerenciamento, bem como a escolha do padrão ideal para gerenciar o projeto pretendido. Cada projeto apresenta um conjunto de desafios, para os quais são necessários procedimentos formais de gerenciamento. Com isso, entende-se que, o gestor de projeto necessita dominar os ambientes da organização, bem como estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com