TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos De Eventos

Trabalho Escolar: Projetos De Eventos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  3.522 Palavras (15 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 15

PROJETO DE EVENTO: CICLO DE PALESTRAS PARA LANÇAMENTO DOS CARTÕES UNIVERSITÁRIOS BRB

GESTÃO DE PROJETOS EM MARKETING

PROFESSOR

BRASÍLIA/DF

06.06.2014 

INTRODUÇÃO

A gestão de projetos é uma área fortemente explorada no ambiente corporativo. Para atender as demandas de maneira eficaz, considerando um cenário dinamizado pela velocidade das mudanças do mundo globalizado, torna-se indispensável um modelo de gerenciamento baseado com foco em objetivos e resultados.

O trabalho a seguir evidencia a importância da gestão de projetos, seus conceitos e fases e áreas. Os textos e conteúdos pesquisados servirão de referência para a aplicação do modelo na elaboração de um projeto de evento real.

1. Uma Abordagem à Gestão de Projetos

As empresas estão se organizando e investindo na implantação de uma gerência de projetos numa escala e velocidade impressionante. A cada momento novos serviços e produtos surgem no mercado. Isso é provocado pela velocidade de substituição e/ou renovação de produtos e serviços, seja por concorrência, ciclo de vida, novas tecnologias ou por tendência de consumo demonstrada pelo consumidor.

A gestão de projeto adquiriu mais importância para as empresas que buscam acompanhar um mercado em constante mutação. As mudanças impulsionam as inovações e novos projetos surgem. Essas demandas constantes obrigam as empresas a implantar uma gestão para os projetos que são realizados pela instituição. Observa-se que o ambiente de trabalho volta-se cada vez mais para os projetos. Não se trata de uma tendência e sim de uma realidade em expansão contínua.

Entendendo que Gestão é, de acordo com o dicionário Aurélio (2002), “a ação de gerir, administrar negócios” pode-se perceber que a gestão de projetos tem o seu tempo de execução definido e que, contrariamente, difere de outras operações e/ou gestões permanentes da empresa. A gestão de projeto exige ações muito específicas, mesmo porque, segue algumas rotinas comuns para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de início e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.

Algumas ações ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento de padrões internacionais para a gerência de projetos, porém, aqui mencionam-se algumas que contribuem com suas definições para o que seja a “Gestão de Projetos”:

O Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK), conhecido como o “Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos” levantado pelo Project Management Institute (PMI), assim define o gerenciamento de projetos: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto”.

A ISO 10006:1997 – International Standards Organization define a gerência de projetos como: “a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos”.

Vários autores abordam a gestão de projetos, com ligeiras variações de conceito:

• Para Kerzner (2011), a gestão de projeto de relativamente curto prazo que foi estabelecido para a concretização de objetivos específicos;

• Já para Turner (1994), refere que a gestão de projetos é um processo através do qual um projeto é levado a uma conclusão. Tem três dimensões: objetivos (âmbito, organização, qualidade, custo, tempo); processo de gestão (planejar, organizar, implementar, controlar); níveis (integrativo, estratégico, táctico);

• E PMI (2004), define gestão de projetos como sendo o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders, que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente;

Portanto, observa-se que para a gestão de projetos são exigidas diversas disciplinas de gerenciamento, bem como a escolha do padrão ideal para gerenciar o projeto pretendido. Cada projeto apresenta um conjunto de desafios, para os quais são necessários procedimentos formais de gerenciamento. Com isso, entende-se que, o gestor de projeto necessita dominar os ambientes da organização, bem como estar atualizado com o campo de atuação do projeto e ter qualificações em Gestão de Projeto, Gestão de Negócios e Técnica.

1.1 Conceito de Projeto

Mas o que vem a ser “Projetos”? Verzuk (2000, p. 29) afirma que:

Todo projeto tem um começo e um fim. Todo projeto gera um produto singular. Os resultados dos projetos podem ser tangíveis ou intangíveis; e que se diferenciam das operações permanentes. (...) Os projetos são todo o trabalho que fazemos de uma vez”.

Já Microsoft Press (1998, p. 4) define: “Um projeto é uma sequência bem definida de eventos, com um início e um final identificáveis. O foco de um projeto é obter uma meta identificada.”

A partir desse ponto, pode-se construir uma definição livre e abrangente, baseada em leituras e estudos anteriores: projeto é uma atividade organizada, temporária, com um começo e fim, considerando previsão orçamentária, que gere um produto único ou serviço singular, apoiado sobre uma ótica bem definida de eventos, do qual se obtenham resultados (tangíveis ou intangíveis).

1.2 Fases do Gerenciamento de Projetos

O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados. Ele sempre foi praticado informalmente, mas começou a emergir como uma profissão distinta nos meados do século XX. O Guia PMBOK (2000) identifica seus elementos recorrentes:

As fases de um projeto são cinco:

• Iniciação: o projeto se inicia formalizando o termo de abertura do projeto. Nessa etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com