TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos De Pesquisa Em Serviço Social

Exames: Projetos De Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.900 Palavras (12 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 12

Pesquisa em Serviço Social

INTRODUÇÃO:

O presente projeto de pesquisa tem como tema: Benefícios Assistenciais e a Dignidade Humana: Inclusão de pessoas com deficiência. Este buscará um estudo sobre o Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Constituição Brasileira de 1988, nas disposições relativas à seguridade social, compondo o conjunto de direitos e objetivos da assistência social, a qual figura pela primeira vez com o estatuto de direito do cidadão que dela necessitar e dever do Estado. Posteriormente, em 1993, foi regulamentado, no âmbito da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), sendo implementado a partir de 1996, sob a responsabilidade do Governo Federal, por meio do Ministério da Previdência e Assistência Social, atualmente Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Este tema surgiu através do Estágio desenvolvido no CRAS – Centro de Referencia Assistência Social. Assim sentiu-se a necessidade de investigar o significado do BPC na vida das pessoas que o recebem. Esta renda parece ser fundamental na vida destes, pois se percebe que esta tem a possibilidade destas famílias/pessoas terem alguma autonomia, e principalmente, terem a possibilidade de administrar tal renda conforme as suas necessidades e vontades. Existe também o trabalho com a família. É por meio da mesma que o assistente social propõe aplica mecanismos que visam à orientação familiar e a integração da família com a escola e com a comunidade, onde o profissional do serviço social busca parceria com as diversas áreas da assistência social no município, para atender adequadamente as demandas da instituição. Outras atividades desenvolvidas pelo Serviço Social:

• Elaborar, coordenar, executar e avaliar Planos, Programas e Projetos, voltados ao atendimento da demanda em questão;

• Estabelecer contatos com Instituições Governamentais e não Governamentais para a aquisição de recursos, como medicamentos, cesta básica, vestuário e outros;

• Prestar atendimento à pessoa com deficiência, quanto ao Benefício de Prestação Continuada;

• Realizar estudo de caso com a equipe técnica;

• Avaliar a estrutura socio-familiar, através da visita domiciliar;

• Fazer estudo sócio-cultural da família e comunidade, propondo maior integração e inclusão da pessoa com necessidades especiais;

• Orientar as famílias quanto a existência e utilização dos recursos;

• Participar das reuniões e fazer parte da equipe técnica;

O benefício assistencial, comumente denominado de benefício de prestação continuada, foi introduzido no ordenamento jurídico brasileiro pela Lei n° 8.742/1993, trata-se do segundo maior programa de transferência de renda do país, atrás apenas do Programa Bolsa Família. Esta trajetória que vem exigindo um reordenamento político e institucional é marcada por inúmeros desafios, entre os quais instalar novos direitos socioassinteciais, mesmo quando a regulação econômica neoliberal tem desestimulado o avanço da responsabilidade social estatal restaurando sua ausência perante os segmentos sociais mais excluídos. Revela-se como um instrumento de política assistencial de grande relevância à medida que consiste no pagamento de um salário mínimo ao portador de deficiência e ao idoso que não tenham condições de sobrevivência, tendo como princípio central de elegibilidade a incapacidade para o trabalho.

Trata-se, assim, de uma garantia em forma de renda, a compor o conjunto de provisões da assistência social, a qual assume a característica de certeza e regularidade, o que a diferencia das tradicionais provisões da assistência em forma de programas, projetos e serviços, cujo traço comum é o da descontinuidade e da incerteza. O benefício é, pois, como ver-se-á, uma importante expressão desse conjunto de provisões, a que se pretende imprimir o atributo de direito, tanto pelo seu caráter e natureza como também pela sua cobertura e impacto financeiro, comparativamente às demais ações hoje realizadas pela assistência social.

TEMA

Serviço Social e o Benefício da Prestação Continuada para Pessoas com deficiência no Município de Campo Maior-PI.

PROBLEMA

Apesar de ser direito subjetivo e público do cidadão, a implementação do benefício assistencial enfrenta problemas na sua efetivação e no alcance a todos que dele necessita. O valor estabelecido constitucionalmente em um salário mínimo indica, pelo menos em tese, seu caráter de provisão de necessidades básicas, do campo da seguridade social, aproximando-o do direito, em contraponto com outras tantas modalidades de repasse de renda, como auxílio ou ajudas emergenciais, datadas e irregulares. Apresenta distorções no que tange à sua qualidade de direito, pois não é prestado a todos que dele necessitam, alcançando somente os que vivem abaixo da linha da indigência. Sua extrema seletividade estigmatiza o sujeito e o coloca na condição de necessitado, em oposição à qualidade de sujeito portador de direito. Desta forma questiona-se: que espécie de direito é o BPC? O BPC pode mudar esta situação de miséria?

OBJETIVOS:

Objetivo Geral: Analisar a relação entre os benefícios assistenciais, regido pelo artigo 20, da Lei n° 8.742/1993, e a dignidade da pessoa humana, sob o ponto de vista de seu significado, avanços e limites, como direito social.

Objetivos Específicos:

• Analisar os limites e as perspectivas dos Benefícios de Prestação Continuada e a Proteção Social no Brasil;

• Identificar os beneficiários do BPC no Município de Campo Maior-PI;

• Identificar a Inclusão Social como um dos maiores desafios para o sistema de Proteção Social

• Entender o significado do Benefício da Prestação Continuada na vida das pessoas beneficiárias que freqüentam a APAE de Campo Maior-PI.

JUSTIFICATIVA:

Em tempos em que a longevidade humana atinge níveis cada vez mais avançados, sociedades contemporâneas como a brasileira convive com processos de continuada desigualdade social produzindo, por outro lado, altos níveis de fragilidade humana. Cenários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com