TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos De Pesquisa Em Serviço Social

Artigos Científicos: Projetos De Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 6

Polo de Apoio Presencial Guaicuru

Curso: Serviço Social

Disciplina: Projetos de Pesquisa em Serviço Social

Alba Izabel Flores Nunes – RA 383216

Carlos Alberto Lacerda Luna – RA 382096

Elizabeth Rodrigues Cotrim – RA 387411

Janete Aurora de Melo - RA: 367839

Luciane Borges Nunes – RA 381625

Projetos de Pesquisa em Serviço Social

Campo Grande

Novembro 2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo socializar a atuação do assistente social na área educacional. O Serviço Social vem ampliando sua área de abrangência, conquistando espaços que vão proporcionando novas possibilidades para a divulgação e efetivação das políticas sociais.

Na área da educação o assistente social através de seu olhar diferenciado, apresenta-se como um aliado dentre os diversos atores institucionais na área educacional na busca por uma educação de qualidade e que possibilite o acesso democrático a ela como também que permita a esse aluno a sua permanência na escola.

Cabe ao assistente social não só diagnosticar, mas propor alternativas para as problemáticas sociais vividas por muitas crianças e adolescentes. Dentre essas problemáticas destacamos a evasão escolar que se caracteriza hoje como um grande nó a ser desfeito pelos profissionais que atuam na escola. O Serviço Social na educação ainda encontra um desafio que é o de construir uma prática de qualidade no meio educacional em favor da igualdade e da justiça social.

1. Tema

Serviço Social e Educação: A Inclusão do Assistente Social nas Escolas Públicas

2. Problema

• Quais são os problemas provenientes das escolas públicas de ensino fundamental e médio?

• De que forma tem sido enfrentados os problemas que se apresentam no ambiente escola?

• Qual a relação entre a família, educandos, comunidade e a escola? De que maneira o assistente social pode contribuir para a ampliação da politica educacional?

3. Justificativa

A escola é um ambiente de diversidade, onde os indivíduos, com diferentes valores, raças, culturas e perspectivas de vida, se reúnem com o intuito do aprimoramento intelectual. E é neste âmbito tão plural, que se expressam grandes demandas sociais, que trazem preocupações se pensado como serão os indivíduos de uma sociedade futura, visto que determinados problemas apresentados hoje em crianças e adolescentes, ou na família dos mesmos, interferem diretamente em sua conduta.

As demandas apresentadas nas escolas públicas sejam elas, de ensino infantil, fundamental ou médio são: gravidez precoce, uso de drogas licitas e ilícitas, violência doméstica contra crianças e adolescentes, evasão escolar, fome, pauperismo, ausência de higiene básica, etc.

Os profissionais do Serviço Social inserido nas escolas contribui com a realização de diagnósticos sociais, com isso indicará uma alternativa para problematizar as expressões da questão social vivenciada por muitas crianças e adolescentes, isso implicará na melhoria da sua condição de enfrentamento da vida pessoal e escolar.

O Serviço Social contribui para essa garantia do direito à educação, que estão ligados a realidade social, política, econômica, e cultural, que muitas vezes no dia- a- dia é deixado de lado ou ficam na responsabilidade das Políticas Educacionais. Para uma crescente percepção da realidade social, é preciso aprofundar as discussões em relação a função social da escola, aproximando a família do contexto escolar.

4. Objetivo

Geral

• Analisar a importância da inclusão do assistente social nas escolas públicas de ensino.

Específicos

• Demonstrar os problemas provenientes das escolas públicas de ensino fundamental e médio, verificar de que forma estes tem sido enfrentados.

• Apontar qual a relação entre família, educandos, comunidade e a escola.

• Analisar a atuação do assistente social para a ampliação da política educacional.

Fundamentação Teórica

No espaço escolar se faz necessário o assistente social acompanhar famílias em situação de vulnerabilidade social sistematicamente, pois além de encaminhar e orientar quanto aos benefícios e direitos sociais,é preciso estar atentos a situações de fracasso escolar, dificuldades na aprendizagem e riscos de evasão escolar; através da experiência do projeto de ressignificação da aprendizagem verificamos que estas famílias trazem na sua história as mais variadas formas de exclusão social, como índice de analfabetismo e saúde precária, drogadição, violência doméstica e prostituição. Neste sentido torna-se relevante o trabalho do Assistente Social no espaço escolar, como mediador das relações de confronto e de conquista de direitos, materializando a assistência social como política de inclusão, apontando para a construção coletiva da cidadania ativa, através de ações e projetos que auxiliam os educandos as famílias e os educadores a levar em conta as múltiplas dimensões que envolvem o ato de educar e que se reconheçam como sujeitos capazes de intervir e transformar a realidade.

Martins (1999) afirma que nos últimos anos, apesar do esforço, do investimento técnico pedagógico nas escolas, a incidência dos fatos revelam o fracasso escolar, a violência presente no interior das escolas, demonstrada através dos reflexos das questões sociais, os quais estão cada dia mais interiorizados na realidade escolar, consequentemente dificultando o cumprimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com