TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promiscuidade

Monografias: Promiscuidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  1.387 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE PROMISCUIDADE?

No dicionário a palavra promiscuidade significa a qualidade de promíscuo, sem ordem nem distinção, desordenado, mistura e confusão. E promíscuo misturado, confundido, agregado sem ordem nem distinção, que se relaciona sexualmente com vários parceiros, indiscriminadamente. (Silveira, Bueno e Aurélio, Dicionários da Língua Portuguesa).

Entende-se por promiscuidade a convivência ou coabitação com várias pessoas num espaço restrito onde a proximidade é tal que impede a intimidade, ou a mistura e a confusão. O conceito, porém, está associado à prática de relações sexuais com diferentes parceiros ou grupos sexuais. Socialmente, a promiscuidade é vista como o contrário da monogamia, ao passo que, para a religião, é o oposto da castidade (a virtude que supõe a abstenção/abstinência dos prazeres carnais).

Após consulta à OMS (Organização Mundial de Saúde), que não fornece definições consagradas pelo uso e por outras organizações, fizeram referência a Universidade de Humboldt, na Alemanha que possui um grande dicionário de expressões sexuais que podem ser usados e vimos a traduzir a palavra promiscuity, promiscuidade = termo que denota o comportamento do povo que tem contatos sexuais com muitos parceiros. Entretanto por não haver concordância a quão muitos e a qual intervalo de tempo, a palavra não tem significado claro e é simplesmente termo de desaprovação.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a promiscuidade tem lugar quando um indivíduo tem mais de dois parceiros sexuais em menos de seis meses. Essa acepção, ainda assim, não é exata, uma vez que a ideia de promiscuidade pode variar com o tempo e consoante as culturas. Nas grandes cidades ocidentais, por exemplo, é habitual os jovens terem relações sexuais ocasionais quando saem à noite para ir a uma discoteca ou simplesmente para se divertirem. No entanto, este tipo de comportamento não costuma ser condenado socialmente nem é acusado de promiscuidade. Com a chamada liberação sexual, a promiscuidade passou a ser mais tolerada e perdeu o seu lado escandaloso. A vida quotidiana de certas pessoas inclui a promiscuidade como algo habitual. É importante ter em conta que, para além de qualquer condenação moralista perante este tipo de conduta, a promiscuidade requerer a prática de sexo seguro para evitar doenças de transmissão sexual e gravidezes indesejadas. Quantos parceiros sexuais teve no último ano? Mais de três? Se a resposta for positiva, saiba que pode ser considerada uma pessoa promíscua, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o Ministério da Saúde, por exemplo, mais importante que a quantidade de parceiros é como cada um se protege nas relações sexuais. Para critérios como a doação de sangue, o número de parceiros eventuais é determinante, somente um parceiro eventual.

Após estudo feito pela Universidade de Bradley, nos EUA, colocou o Brasil em 18º lugar no ranking de promiscuidade. O 1º lugar é ocupado pela Finlândia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com