TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promover E Leitura No âmbito Escolar

Projeto de pesquisa: Promover E Leitura No âmbito Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A proposta pedagógica desse projeto é de uma ação integradora do aluno com a escrita e leitura, de forma que estes sejam reconhecidos como sendo capazes de aprender, e assim sendo capazes de orientarem-se. O objetivo é torná-los cidadãos capazes de ler e interpretar as matérias escritas que se apresentam nos veículos de comunicação, para que dessa forma possam se desenvolver.

Justificativa

Este projeto justifica-se pela necessidade de promover através da literatura o imaginária, contribuindo para a formação do indivíduo no processo de construção da sua personalidade. A literatura é um dos meios mais eficazes de desenvolvimento no trabalho da linguagem e na formação do aluno, pois utilizar a literatura é trabalhar com o homem e sua personalidade.

Objetivo Geral

• Incentivar e promover e leitura no âmbito escolar, visando despertar o gosto pela leitura, na formação do caráter no educando, a melhor qualidade ensino aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural.

Objetivo Específico

• Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como uma das prioridades no processo de aprendizagem .

• Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.

• Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes.

Fundamentação Teórica

Nos dias atuais, a literatura é indispensável na escola. Quando falamos de leitura como meio necessário para que a mesma compreenda o que acontece ao seu redor e para que seja capaz de interpretar diversas situações e escolher os caminhos com os quais venha se identificar. Entende-se que a leitura é um dos caminhos de inserção no mundo. No entanto a prática educativa com a literatura nas séries iniciais do Ensino Fundamental precisa ser de reflexão, compreensão sobre si e o mundo ao seu redor, mas quase sempre se resume em textos repetitivos, seguidos por cópias e exercícios dirigidos e mecânicos. Neste sentido este projeto é embasado em teóricos como Paulo Freire,Gonzaga e Santos.

Metodologia

Selecionar livros de acordo com o ano de escolaridade dos alunos e expor sobre a mesa; levar os alunos para a biblioteca, onde cada um irá escolher o livro a ser lido.

Com caderno e lápis na mão, os alunos irão anotar os pontos que te chamaram a atenção; ao alunos podem apresentar seus livros, destacando suas anotações e fazendo críticas; ao final poderão representar a história lida com desenhos, colagens, maquete para uma exposição na escola.

Cronograma de Atividades

.Data Atividades

01/10 Ida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com