TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de oficina

Por:   •  28/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Mestranda: Érika Dias Soares – erika-soares@usp.br

Programa de Pós-graduação Interunidades em ensino de ciências da USP

Orientador: Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos

Proposta de oficina: LITERATURA INFANTIL E ENSINO DE CIÊNCIAS: experimentando e contextualizando o ensino de ciências nas séries inicias

Objetivo: Reconhecer conceitos/temáticas científicas em obras de literatura infantil; Desenvolver atividades e experimentos que discutam conceitos de ciências a partir das leituras e que possam ser desenvolvidos nas séries iniciais do ensino fundamental.

Públicos-alvo: Professores do ensino fundamental I e pesquisadores em ensino de ciências.

Quantidade de vagas: 25

Materiais necessários:

- Cola;

- Tesoura;

- Papéis diversos e coloridos (cartão, cartolina, sulfite);

- Cola quente;

- Palito de churrasco;

- Canetinhas;

- Copo descartável;

- Isopor;

- Garrafas PET;

- Lápis de cor;

Proposta:

Inicialmente faremos uma discussão geral sobre a possibilidade da abordagem de conceitos científicos com crianças por meio de histórias infantis apresentando um exemplo prático. Em seguida, distribuiremos um livro para cada grupo, com a proposta de que os participantes sugiram atividades que possam ser aplicadas em sala de aula e que abordem temáticas científicas e possam despertar o interesse dos alunos por conceitos das ciências em geral. Após a discussão em pequenos grupos, propomos uma conversa aberta para troca de experiências e uma breve análise das propostas dos participantes e em seguida, serão apresentadas algumas outras atividades e sugestões já elaboradas e aplicadas pelo grupo de pesquisadores, mais especificamente, trataremos da Coleção ‘Sonhos Curiosos’ da editora Callis. A coleção é composta pelas seguintes obras: “Essa não é minha cauda” – aborda questões relacionadas a movimento e equilíbrio dos animais; “Essas não são minhas orelhas” – aborda questões relacionadas a som e calor nos animais; “Essas não são minhas patas” – aborda questões relacionadas ao meio ambiente, evolução e adaptação dos animais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com