TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como construir uma proposta de oficina

Por:   •  30/8/2017  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

Como construir uma proposta de oficina

O texto explica as construções passo a passo para construir uma proposta de oficina em dinâmica de grupo, uma condição essencial é que os coordenadores precisam trabalhar sempre em conjunto ao longo de todo processo da oficina, é importante que a equipe de coordenadores tenha sempre um horário de reflexões e articulação do trabalho, para que possam tratar de acertos e soluções e fazendo acordos, isso será feito em horário diferente ao horário do encontro com o grupo que não devem ser exposto aos conflitos da coordenação (AFONSO, 2006, P. 133). Esse cuidado deve ser planejado pela equipe tomada estes cuidados, o profissional e sua equipe podem seguir a construção do projeto da oficina.

Ao analisar a demanda é interpretar a necessidade dentro de uma situação e responder a ela como uma proposta de ação, por isso é importante que se tenha uma escuta da necessidade que levaram o grupo a se formar, avaliar se a ação é necessária em vista da necessidade da população. É preciso, no entanto que se obtenha a pré-analise que inclui o levantamento de aspectos importantes a serem trabalhados na oficina, que vai possibilitar a parte da questão central e os temas geradores a serem definidos, em torno do qual o trabalho será desenvolvido. Os temas geradores poderão gerar no grupo a motivação, a associação com a experiência de vida de cada um.

Algumas considerações sobre os temas geradores:

1° Devem ter linguagem acolhedora;

2° Aborda em primeiro lugar temas que despertem menos ansiedade;

3° É essencial que os temas geradores tenham relação com o cotidiano do grupo;

4° É importante que haja sempre bom dialogo com o grupo para propor os temas geradores, e ouvir a demanda sobre os temas em que eles gostariam que de abordar nós encontros, sempre trabalhando no ritmo do grupo respeitando a sua singularidade;

O enquadre deve ser escolhido pensando-se em facilitar a interação dos participantes, e a estrutura, o numero de encontros, o local, recursos disponível, e numero de participantes é preciso preparar uma estrutura para o trabalho a ser desenvolvido. No planejamento flexível, os coordenadores se preparam para a ação, antecipa temas e estratégias de como formar e qualificar a condução de oficinas, os coordenadores precisam aprender a fluir com o grupo sem esquecer o foco do trabalho, desde o primeiro encontro é importante começar a rever o planejamento a parte da escuta dos interesses do grupo.

É preciso saber que o planejamento flexível, é para simplesmente auxiliar, e que ela não pode e nem deve substituir a reflexão ou ser imposta, os coordenadores precisam ser criativos e busca ou meios de trabalhar o tema do encontro. Assim deve-se considerar a técnica como um mero para auxiliar no andamento do grupo.  

     

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com