TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protegendo O Meio Ambiente

Artigo: Protegendo O Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 9

PROTEGENDO O MEIO AMBIENTE

Conceitos de algumas ferramentas e ações, globalmente aceitas para processos produtivos sustentáveis.

A ideia de produzir bens e serviços sem desperdícios deve fazer parte de nossas preocupações cotidianas.

O processo de degradação ambiental tem início na produção; da extração da matéria-prima ao descarte, destacam-se procedimentos de alto impacto não só na natureza, mas também sobre a saúde humana.

A prevenção à poluição e a reciclagem devem se tornar atitudes inerentes às atividades industriais. Empresas que realizaram ações específicas alcançaram resultados positivos quanto à redução dos custos com energia.

O aumento da produção, a redução das perdas, a melhoria na qualidade dos produtos e as condições de trabalho, em muitos casos, foram resultados adicionais alcançados a partir da aplicação das ações direcionadas ao uso eficiente de energia.

Às constatações de permanentes e variadas agressões ao ambiente podem ser associadas ao desperdício de energia e de recursos naturais. E, hoje, já se considera na mesma ordem de importância a conservação de matérias-primas não-renováveis, a conservação de energia e a minimização de resíduos.

Dos anos 90 até hoje, um grande número de ferramentas, como, certificações ambientais, movimentos e campanhas foram criados em várias partes do mundo com o objetivo de consolidar conceitos como o de desenvolvimento sustentável, traduzindo-os em prática de gestão. Há cerca de duas décadas não se considerava, entre os problemas da engenharia, que questões ambientais se impusessem tão claramente como desafio para a sobrevivência das organizações e da própria sociedade em que elas estão inseridas. Estas ferramentas atendem às necessidades dessas organizações em diversas etapas de produção, contribuindo para processos de aprendizagem, auto-avaliação, prestação de contas e incorporação de princípios de responsabilidade ambiental nas suas atividades.

Final de Tubo ou Fim de Tubo (end of pipe)

As técnicas de Fim de Tubo são ações que apenas ajudam a diminuir o impacto ambiental de determinados resíduos, ao dar-lhes tratamento. Fim de Tubo só é válido para tratar aqueles resíduos que não puderam ser evitados no processo, sendo considerado uma alternativa para remediar o mal já causado. Na maioria dos casos, os resíduos e emissões não são eliminados, mas somente transferidos de um meio para outro (por exemplo, da água para o solo).

Os sistemas de final de tubo podem incluir o tratamento de água, de ar e de resíduos sólidos. As mais variadas tecnologias foram desenvolvidas com esse objetivo, como sistemas químicos e biológicos para tratamento de água, sistemas de filtração para água e ar, métodos de compostagem e aterros para resíduos sólidos. Para cada efluente haverá, provavelmente, várias opções de tratamentos, igualmente aceitáveis, com diferenças na qualidade, no custo e no desempenho ambiental. Entretanto, ações desse tipo trazem implícita a idéia de que a quantidade de matéria-prima e de energia do planeta é ilimitada e que o ambiente apresenta capacidade também ilimitada de absorver resíduos, sejam eles tratados ou não.

Ao longo do tempo, porém, estas práticas mostraram-se insuficientes para lidar com o problema ambiental. Nas últimas décadas, conceitos foram desenvolvidos como resposta a pressões exercidas tanto pelo próprio meio ambiente como pela sociedade.

Prevenção da Poluição (PP ou P2)

Programa lançado pela agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency – EPA) dos Estados Unidos; visava reduzir a poluição por meio de esforços cooperativos entre as indústrias e agências governamentais, com base na troca de informações e na oferta de incentivos. De acordo com a EPA, um programa de prevenção à poluição deve considerar:

 A redução ou total eliminação de materiais tóxicos, pela substituição de materiais no processo de produção, pela reformulação do produto e/ou pela instalação ou modificação de equipamentos de processo;

 Implantação de ciclos fechados de reciclagem;

 Desnvolvimento de novas técnicas que auxiliam na implantação de programs de prevenção à poluição.

Considera-se que essas práticas não atuam na redução na quantidade de resíduos ou poluentes, mas corrijam impactos causados pela geração de resíduos. Junto aos programas de prevenção, podemos citar duas estratégias para ações que melhoram a imagem da empresa:

 Os sistemas de gerenciamento ambiental (SGA) – cujo padrão para implantação é a certificação ISO 14001, desenvolvida dentro da série ISO 14000.

 Relatórios públicos ambientais, mostrnado o desempenho ambiental da empresa num determinado período de tempo.

Ecoeficiência

A ecoeficiência pode ser obtida através da união entre, o fornecimento de bens e serviços sustentáveis a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas, e assim, promove a redução dos impactos ambientais e de consumo de recursos naturais. Um [sistema] ecoeficiente é aquele que consegue produzir mais e melhor, com menores recursos e menores resíduos. Para tal, pressupõem-se oito elementos fundamentais para a ecoeficiência:

1. Minimizar a intensidade de materiais dos bens e serviços;

2. Minimizar a intensidade energética de bens e serviços;

3. Minimizar a dispersão de tóxicos;

4. Fomentar a reciclabilidade dos materiais;

5. Maximizar a utilização sustentável de recursos renováveis;

6. Estender a durabilidade dos produtos;

7. Aumentar a intensidade de serviço dos bens e serviços;

8. Promover a educação dos consumidores para um uso mais racional dos recursos naturais e energéticos.

Exemplos de medidas de ecoeficiência:

• Substituir equipamentos convencionais por produtos com fechamento automático ajuda a amenizar o problema de escassez da água

• Optar por formas alternativas de geração de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com