TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção radiologica

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Instituto de Ciências da Saúde

Tecnologia em Radiologia

PIM

Projeto Integrado Multidisciplinar

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA EM RAIOS-X EM AMBIENTE HOSPITALAR

 Antônio Carlos Elói Mendes – RA C35ADI3

Giovana Alexandra Rodrigues – RA C35EDC0

Aparecida de Lurdes da Cruz – RA C382FH5

Josiane Figueira dos Santos – RA C3806H6

Artigo apresentado junto ao Curso de Tecnologia em Radiologia do ICS como parte da nota das disciplinas cursadas no semestre.

Orientador (a) Fernando Toledo

BAURU - SP

2014

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA EM RAIOS-X EM AMBIENTE HOSPITALAR

RESUMO

Você já parou para imaginar por um instante um setor de raios-X hospitalar sem as devidas precauções à exposição da radiação ionizante?   Mas fique tranquilo que os riscos de efeitos biológicos devidos á exposição estão sob medidas estabelecidas pela Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde. Porém na prática nem sempre tudo é bonito e certinho como imaginamos, sendo preciso que o profissional da área tenha conhecimentos de outras formas de proteção radiológica baseadas sobre os efeitos da radiação ionizante, evitando assim exposições desnecessárias tanto para quem trabalha no setor como para o público em geral. Este trabalho utilizou métodos de pesquisa explorativo, através de informações bibliográficas sobre como tem sido a proteção de raios-X dentro de um hospital, tendo como objetivo principal analisar a importância da proteção radiológica do setor como um todo. Tendo como principal instrumento de pesquisa a coleta de dados em um hospital de santa Cruz do Rio Pardo.

Palavras-chaves; Hospital; proteção radiológica; radiação ionizante; setor de raios-X.

ABSTRACT



Have you ever stopped for a moment to imagine a sector of X-rays hospital without proper precautions exposure of ionizing radiation? But rest assured that the risks of biological effects due to the exhibition are under measures established by the Surveillance Department of the Ministry of Health. However in practice not always everything and beautiful and just right as we imagine, being necessary to the professional knowledge of the area has other forms of radiological protection based on the effects of ionizing radiation, thus avoiding unnecessary exposures for both those who work in the industry and for the public in general. This study used methods of explorative research, through the bibliographical information on how has been the protection of X-rays within a hospital, having as main objective to analyze the importance of radiological protecoo the sector as a whole.
 Its main research instrument to collect data on Holy Cross hospital in Rio Pardo



Keywords; hospital; radiological protection; ionizing radiation; sector-x.

 

  1. INTRODUÇÃO

 Até os dias de hoje a radiação não pode ser percebida pelos seres humanos de uma forma geral. O que podemos observar é apenas os seus efeitos que podem surgir em um curto espaço de tempo ou tardiamente se medidas de proteção radiológica não foram adequadamente adotadas.

Os Princípios de Proteção Radiológica são medidas legais institucionalizadas pela Portaria 453 da Secretaria de Vigilância Sanitária em 1 de Junho de 1998, após o acidente radioativo ocorrido em Goiânia-GO. Esses princípios tem base no princípio ALARA (As Low As Reasonably Achievable) que estabelecem princípios quanto ao uso das radiações ionizantes para os profissionais, pacientes e públicos em geral de forma que todos possam fazer uso dessa energia de forma segura e harmoniosa. Lembrando que a proteção está mais relacionada à consciência dos profissionais.

Os requisitos básicos de proteção radiológica referenciadas na normativa da Comissão nacional de Energia Nuclear CNEN-NN-3.01 e reconhecidos pelas autoridades sanitárias brasileiras são;

- Princípio da Justificativa; onde fica claro que nenhum ser humano pode ser exposto á radiação ionizante sem que exista a devida justificativa dessa exposição, sendo extremamente proibida a exposição do ser humano como objetivo de demonstração, treinamento ou outros fins que contrariem o próprio princípio, caracterizada pela solicitação devidamente assinada com o número do CRM do médico.

- Princípio da Otimização; estabelece que todos os procedimentos e acessórios radiológicos sejam otimizados com o objetivo de reduzir a doze, tanto no paciente como profissional e ao publico em geral.

- Princípio da limitação de doses individuais; estabelece os limites de doses ocupacionais que podem ocorrer, tratando das questões profissionais, desde profissionais gestantes e efetivos do exercício.

- Princípio da prevenção de acidente; deixando claro que todas as rotinas e procedimentos dos Serviços com radiação ionizantes devem ser revisados de modo a reduzir ao máximo as exposições acidentais.

Um dos principais objetivos do trabalho foi destacar os pontos fortes de proteção e os pontos fracos considerados falhas em relação à radiação ionizante, identificando os critérios operacionais dentro de um hospital conforme o estudo de caso realizado.

 Este trabalho utilizou métodos de pesquisa explorativo, através de informações bibliográficas sobre como tem sido a proteção de raios-X dentro de um hospital, tendo como objetivo principal analisar a importância da proteção radiológica do setor como um todo. Tendo como principal instrumento de pesquisa a coleta de dados em um hospital de Santa Cruz do Rio Pardo.

O setor de raios-X é um setor bastante empregado no hospital, sendo que a maioria de seus serviços destina-se a usuários do SUS. Justificando que o trabalho visou abordar os principais aspectos relacionados à proteção individual tanto do profissional quanto do público em geral, dando destaque na situação geral do setor.

O Tema foi escolhido devido à importância que existe aos cuidados da radiação ionizante, e até mesmo por curiosidade em relação ao mesmo, sendo que o raios-X é um procedimento de natureza simples muito solicitado pelos médicos, por ser de origem rápido, indolor e com baixo custo. Portanto, este trabalho focou abrir a visão dos alunos, aperfeiçoando o estudo no conhecimento da proteção radiológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com