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Prototipo

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Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  356 Visualizações

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Protótipo

Protótipo é um produto de trabalho da fase de testes e/ou planejamento de um projeto. Pode se referir a um automóvel (como um carro conceptual), avião, nave espacial, navio ou qualquer outra embarcação, veículo de transporte ou produto da engenharia, como, por exemplo, um porto ou uma usina hidrelétrica, uma turbina, uma bomba hidráulica, etc. Geralmente estes produtos são testados antes em modelos físicos, em laboratórios especializados de aerodinâmica ou de hidrodinâmica. Na Engenharia de Software, protótipo é um sistema/modelo (um website ou outro software) sem funcionalidades inteligentes (acesso à banco de dados, por exemplo), podendo conter apenas funcionalidades gráficas. Utilizado para fins de ilustração e melhor entendimento, geralmente em reuniões entre a equipe de Análise de Sistemas e o contratante.

O que é um Protótipo?

É uma palavra derivada do grego, onde (Protós), significa primeiro e (Typos), significa tipo; mas uma tradução mais correta, seria: primeiro modelo, que está em fase de testes, estudo, ou planejamento.

Porque fazer um Protótipo?

Qualquer lançamento seja ele um automóvel, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, alimentos, perfumes e uma infinidade de outros produtos, precisam de estudos para nortear o desenvolvimento, produção e design.

O ferramental para a produção de embalagens como: potes, frascos plásticos e vidros, normalmente é muito caro, por isso a necessidade de um protótipo, onde o cliente pode ver seu produto com as mesmas características, como cor, transparência e rótulo, idênticas ao produto que irá produzir.

O protótipo é uma ferramenta muito útil na fase de desenvolvimento, pois ele pode mostrar os problemas técnicos do produto, antes que ele vá para a fase de produção, evitando custos desnecessários com ferramental errado.

Quando usar?

• Em muitos casos o cliente define somente um conjunto de objetivos gerais para o Sistema (Software), mas não foi capaz de gerar requisitos definidos, de entrada , processamento e saída, para o sistema (software).

• Desenvolvedor não tem certeza da eficiência de um algoritmo, ou como ele pode se comportar em um determinado Sistema Operacional,ou durante a comunicação com alguma interface, periféricos/componentes;

• Interação homem-máquina pode não ser aceita pelo cliente, ou seja a interface de comunicação com o aplicação (Software) pode ser confusa ou não usual.

Quando usar?

• Em muitos casos o cliente define somente um conjunto de objetivos gerais para o Sistema (Software), mas não foi capaz de gerar requisitos definidos, de entrada, processamento e saída, para o sistema (software).

• Desenvolvedor não tem certeza da eficiência de um algoritmo, ou como ele pode se comportar em um determinado Sistema Operacional, ou durante a comunicação com alguma interface, periféricos/componentes;

• Interação homem-máquina pode não ser aceita pelo cliente, ou seja a interface de comunicação com o aplicação (Software) pode ser confusa ou não usual.

O que gerar como protótipo?

Para gerar o protótipo existem varias formas e ferramentas, sendo as mais usuais:

• Modelo de papel:

ilustra como o sistema (software) irá se comportar e interagir como o

• Usuário de forma a capacitar a todos entender como ocorrerão os processos de interação;

• Modelo de trabalho: implementar algumas características do software, em sua maioria a interface de comunicação com usuário como a navegação em telas, entre outros subconjuntos de funcionalidades existentes no sistema;

Toda a funcionalidade existente será melhorada em um novo esforço de desenvolvimento, gerando um novo protótipo mais completo.

Desvantagens

• O cliente vê a versão em funcionamento e exige alguns acertos para colocar logo em uso;

• A codificação utilizada para apresentar o protótipo pode no final ser a definitiva;

• O descartamento do protótipo pode ser visto com perda de tempo para o cliente.

Prototipagem de software

È um processo interativo de geração de modelos de software que faz parte da análise do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas. É a atividade de desenvolvimento de uma versão inicial do sistema baseada no atendimento dos requisitos ainda pouco definidos, permitindo a descoberta de falhas difíceis de serem encontradas na comunicação verbal. Um processo que propõe a criação de um protótipo de software objetiva apoiar a fase levantamento de requisitos a fim de prevenir as possíveis falhas no sistema. Um protótipo simula a aparência e funcionalidade do software permitindo que os clientes, analistas, desenvolvedores e gerentes percebam os requisitos do sistema podendo interagir, avaliar, alterar e aprovar as características mais marcantes na interface e funções.

Os protótipos podem ser evolutivos ou descartáveis. Na prototipagem evolutiva o sistema surge de evoluções refinadas dos protótipos enquanto um protótipo descartável é usado para descobrir problemas nos requisitos e depois é abandonado. Dentre algumas vantagens da prototipação está a redução de custos no desenvolvimento; participação do usuário no processo de desenvolvimento; facilidade de operação do sistema, uma vez que, os usuários sabem o que esperar através do protótipo; resultados na satisfação mais elevada do usuário; diminuição de equívocos entre usuários e desenvolvedores; esclarecimento de alguns requisitos confusos. Algumas desvantagens no uso de protótipos são: a condução a uma análise insuficiente do software; os usuários esperam um desempenho do software final igual ao do protótipo; os clientes podem tornar-se unidos demais a seus protótipos.

As ferramentas de prototipagem são utilizadas por muitas empresas durante o processo de prototipação. Algumas utilizam esquemas em papel na análise inicial, para facilitar um feedback concreto dos usuários, e depois desenvolvem um protótipo operacional utilizando sistemas específicos, como

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