TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provinha Brasil

Artigo: Provinha Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 3

PROVA E PROVINHA BRASIL

Segundo o portal do Ministério da Educação a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.A provinha Brasil tem como objetivo avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental;oferecer às redes de ensino um resultado da qualidade da alfabetização ,prevenindo um diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem e ; concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Um exemplo de questão da Provinha Brasil é “ A Casa “- Era uma Casa, muito engraçada,não tinha teto, não tinha nada,ninguém podia entrar nela, não , porque na casa não tinha chão,ninguém podia dormir na rede , porque na casa não tinha parede , ninguém podia fazer pipi, porque penico não tinha ali, mas era feita com muito esmero, na rua dos bobos,número zero.A pergunta é , porque ninguém podia entrar na casa, a resposta é : Porque na casa não tinha chão.Com essa pergunta podemos desenvolver atividades com os alunos nos anos iniciais, como, pedir para que cada um desenhe sua casa, depois fazer uma roda de conversa sobre os materiais das casa, madeira, cimento, bambu, palhoça, explicar que cada região do Brasil as casas são diferentes devido a cultura dos povos, a condição climática, a condição social, também o formato das casa difere entre os povos,assim estaríamos englobando as disciplinas de geografia, história , ciências,matemática num contexto geral.

Já a prova Brasil segundo o portal do Ministério da Educação, são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) com objetivo de realizar um diagnóstico dos sistemas educacionais brasileiros do 5º ao 9º ano. As informações produzidas por essa avaliação visam subsidiar a formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas educacionais nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino.As escolas avaliadas pela Aneb e Anresc (Prova Brasil) dividem-se em dois grupos: as que foram avaliadas censitariamente e as que foram avaliadas amostralmente, por sorteio. Na edição de 2011, 55.924 escolas públicas participaram da parte censitária, a chamada Prova Brasil, e 3.392 escolas públicas e particulares participaram da parte amostral.

Um exemplo de pergunta de matemática(2009) da prova Brasil é :A distância da casa de André até a escola é de 1200m. Quantos quilômetros (km)André percorre, em um dia, para ir e voltar da escola?a) 1,2 km;b) 2,4 km;c) 12 km;d) 2400 km. Com essa pergunta , poderíamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com