TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas De Ensino

Ensaios: Práticas De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Introduçao

Este trabalho irá apresentar os mais variados métodos e técnicas de ensino que os professores usam para fazer com que os seus alunos busquem o conhecimento.

Citará técnicas que vao da aula teórica até aulas com todo o dinamismo e socialização dos alunos.

Metodos e técnicas de ensino

São as mais variadas formas que o profissional vai utilizar para levar o conhecimento para seus alunos.

Podem ser muito variadas, abordando temas dinâmicos e brincadeiras, tudo baseado em técnicas já pré elaboradas.

Utilizadas para aumentar a competência, trabalhar o grupo, ensinando a respeitar as diferenças, estimulando a criatividade e trocando experiências.

A problematização

Um método que tem sido utilizado com muita eficácia para buscar o conhecimento dos alunos.

Baseia-se em criaruma dúvida nos alunos para que assim, possar buscar o conhecimento em cima daquele assunto no qual ficou o questionamento.

É uma técnica que reflete diretamente o modo de ser do professor, de como ele se organiza,de como conduz sua aula e etc.

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA- ABP OU PBL

Uma técnica decorente da problematização, a aprendizagem baseada em problema é fruto de muitos debates, um deles é por ela nao permitir ser uma aula expositiva.

É uma técnica que nao permite inovações deixando de ser muito utilizada pois as vezes o professor ja tem uma aula pronta e nao pode usar essa técnica para administra-la.

Por ser uma técnica baseada em problemas e que tem por visão a descoberta do conhecimento pelo próprio aluno, tende a ter uma busca ativa, com construção de pequenos textos sobre o problema apresentado.

Dentro deste método de ensino, existe uma técnica chamada de “sete passos” que tem por finalidade fazer o aluno desde ler o assunto, até fazer um relatório sobre o mesmo.

Aula expositiva

Conhecida tambem como aula teórica, vem sido usada desde os tempos antigo, e se põe em oposição à ABP.

É uma técnica simples que visa basicamente em pegar algum assunto, estudar sobre ele, tirar os principais pontos que serão colados em tópicos e depois apresentar, possibilitando assim a criação de dúvidas e questionamentos, que durante a aula irão sendo respondidos.

O seminário

Considerada uma técnica democrática, o seminario é um tipo de método que leva a uma discussão ampla e eficaz sobre um certo tema.

Visa fazer os alunos estudarem sobre um mesmo tema e depois um deles irá apresentar, porém dando espaço para questionamentos, problematizações e surgimento de novas idéias.

Dois pontos sao vitais para que o uso do seminário seja correto, uma delas é a escolha do tema que será abordado e a outra é a definição do objetivo.

PAINEL

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com