TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas De Ensino

Seminário: Práticas De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Seminário  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA DE ENSINO

Partindo-se do pressuposto, que a ação do pedagogo antes era uma tarefa limitada ao espaço escolar, com o avanço de estudos na área da educação, sua prática se expandiu e estar relacionada a educação em geral.

Percebe-se que nos últimos anos, com o aparecimento do espaço educacional não formal, diversas são as áreas de atuação em que esses profissionais estão inseridos no mercado de trabalho, a função do pedagogo torna-se abrangente a educação formal e não-formal e passam a caminhar paralelamente. Segundo Libaneo, (2001, p. 116),

Com base nas entrevistas realizadas com os pedagogos e fazendo um paralelo entre ambos, percebe-se que os mesmos devem ter conhecimentos que proporcione uma socialização que satisfaça a todos viabilizando convivência saudável.

A relação interpessoal no campo de atuação do pedagogo hospitalar procura desenvolver um trabalho baseado no afetivo e construção do conhecimento de forma que haja a reintegração escolar. Já o pedagogo social procura promover habilidades de boas interações para que a comunidade se desenvolva de maneira capaz em seus grupos sociais. Quanto à forma com as relações interpessoais são desenvolvidas ambas responderam que fator afetividade é a base para o desempenho de suas atividades. O papel do pedagogo social neste novo campo de atuação tem como finalidade promover o desenvolvimento da comunidade e seus mais amplos sentidos. A hospitalar procura desempenhar o atendimento pedagógico para que o paciente se sinta capaz de continua suas escolarizações. É exigida do pedagogo social habilidade que facilite o convívio social com os outros e possam encontrar soluções para os conflitos existentes, contribuindo assim para o desenvolvimento do outro. Já o hospitalar tem a função de educador por meio de diversas atividades pedagógicas procurando assim acompanhar o processo educativo da criança.

Portanto o pedagogo social e hospitalar está presente em todo tipo de relacionamento humano, desempenhando e atuando uma boa prática profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com