TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto metodologia controle financeiro

Por:   •  28/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.817 Palavras (12 Páginas)  •  1.417 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Curso de Administração

Vanessa Marcon Dartora

PLANEJAMENTO E CONTROLE DAS FINANÇAS PESSOAIS

Caxias do Sul

2015

[pic 2]

VANESSA MARCON DARTORA[pic 3]

PLANEJAMENTO E CONTROLE DAS FINANÇAS PESSOAIS

Pesquisa apresentada na Faculdade da Serra Gaúcha – FSG como parte das exigências do Curso de Administração da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.        

Professora Ma. Simone Emer

Caxias do Sul

2015

SUMÁRIO[pic 4]

1 CONTEXTUALIZAÇÃO        4

1.1 Tema e delimitação        8

1.2 Problema de pesquisa        8

1.3 Objetivos        8

1.3.1 Geral        8

1.3.2 Específicos        8

2 REFERENCIAL TEÓRICO        

3 METODOLOGIA        8

3.1 Tipos de pesquisa        8

3.2 Delimitação do objeto de estudo        9

3.3 Técnicas de coletas dos dados        9

3.4 Técnicas de análise         10

3.5 Cronograma        10

3.6 Orçamento        10

REFERÊNCIAS        11


 [pic 5]

  1.  CONTEXTUALIZAÇÃO

1.1 Tema e delimitação

Este projeto refere-se ao tema de PLANEJAMENTO E CONTOLE DAS FINANÇAS PESSOAIS. Sendo assim, a pesquisa procura definir a importância de ser colocado em prática um método de planejamento e controle de finanças pessoais.

O estudo tem como delimitação identificar os motivos que influenciam as pessoas a utilizar um controle de finanças pessoas, demonstrando também as dificuldades envolvidas em relação a optar pelo controle e pelo planejamento correto, apresentando ainda que existe relutância quanto a esta questão.

Segundo Gitman (2001, p. 34) finança pode ser definida como: “A arte e a ciência de gerenciar fundos que afetam a vida de qualquer pessoa ou organização”. Através desse gerenciamento, se inicia a prática do planejamento e do controle financeiro pessoal. Nos últimos anos, o país tem passado por várias mudanças, que acabam por fazer as pessoas pesarem o que realmente importa e a questão financeira é um dos pontos que mais preocupa a todos. Sendo assim, é fato que o controle e o planejamento financeiro pessoal esta se tornando uma prioridade.

1.2 Problema de pesquisa

                

                As pessoas que não conhecem ou não possuem o habito de planejar e controlar suas finanças pessoais, sofrem grandes dificuldades em relação ao seu desenvolvimento financeiro, perdendo o controle e ficando muitas vezes em situações complicadas, no que diz respeito as suas finanças.

                Diante disso, quais são os benefícios e a importância de um planejamento e um controle de finanças pessoais?

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo geral

Analisar os benefícios e a importância de um planejamento e um controle de finanças pessoais para possibilitar o desenvolvimento econômico pessoal.

1.3.2 Específicos

  1. Analisar os motivos para se planejar as finanças;
  2. Investigar os tipos de controles de finanças existentes e mais utilizados pelas pessoas;
  3. Apontar os benefícios da utilização de algum método de controle e planejamento financeiro pessoal;
  4. Elaborar um questionário interrogativo para identificar o perfil das pessoas que controlam e planejam suas finanças pessoais e através de qual sistema fazem este controle;

1.5 Justificativa

Para identificar as dificuldades e os problemas existentes para a realização de um controle de finanças pessoais, é necessário estimular essa prática e apontar quais as vantagens e melhorias que serão alcançadas com essa proposta, para que o objetivo seja atingido.

As pessoas em geral, precisam tomar conhecimento de como é importante manter um controle de finanças pessoal. De certa forma, o controle existe em todas as áreas da vida da pessoa, mas muitas vezes as finanças são empurradas com a barriga, sem merecerem a devida importância.

Neste sentido, um estudo com relação e este assunto, vem auxiliar quem desconhece as ferramentas existentes para realização deste controle e também vem apresentar maneiras mais completas para colocar em prática ou então começar a enxergar com outra visão a importância do controle financeiro pessoal.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

                O objetivo deste capítulo é apresentar os principais conceitos dos assuntos estudados, através de um estudo bibliográfico, com relação ao planejamento e controle financeiro pessoal. Este estudo abrange tópicos explicativos relacionados a finanças no seu geral, finanças pessoais, controle e planejamento financeiro e apresentação de alguns tipos de controles financeiros.

2.1 Finanças

                O estudo sobre finanças, sempre esta presente no dia a dia. Em todos os lugares, sejam em pequenas ou grandes empresas, ou até mesmo na administração doméstica, é de extrema importância praticar este controle. Para Bodie e Merton ( 2002, p. 32) “Finanças é o estudo de como as pessoas alocam recursos escassos ao longo do tempo”. Quando o assunto tratado é finanças, isso sempre envolve problemas pois nem sempre e nem para todos esse é um assunto fácil de ser tratado.

                Nem sempre é fácil fazer economia, deste modo aprender a planejar e controlar os gastos é uma forma de aprender a economizar, gerando assim um conforto e uma estabilidade financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com