TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto De Pedagogia 6 Semestre

Exames: Pré Projeto De Pedagogia 6 Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  8.766 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR PEDAGOGIA

Pólo 112 – Glória de Dourados

Alunos: ___________________________ RA: ____________

PRÉ – PROJETO DE PESQUISA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Glória de Dourados – MS

Setembro de 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

Pólo 112 – Glória de Dourados

Alunos: ___________________________ RA: ____________

PRÉ – PROJETO DE PESQUISA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado para efeito de avaliação, no curso superior de Pedagogia, sob orientação do tutor à distância Profº ______________________ e do tutor presencial Profº ______________________.

Glória de Dourados – MS

Setembro de 2013

SUMÁRIO

1 TEMA 04

2 JUSTIFICATIVA 05

3 PROBLEMA 06

4 BIBLIOGRAFIA 07

1 – TEMA

Ao pensarmos na realidade da sala de aula, nos deparamos com um número elevado de alunos com grandes dificuldades de aprendizagem e desmotivados para os estudos. Para mudar tal visão, faz-se necessário uma prática pedagógica dinâmica e provocadora, no sentido de instigar os alunos a aprender de maneira significativa e prazerosa. O educador exerce considerável função nesse processo, pois é quem vai direcioná-lo, sendo mediador e propondo atividades que estimulem o aluno em sala de aula. Os brinquedos e jogos são reconhecidos por educadores como fator importante na educação, uma vez que, o brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades.

Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção. A ludicidade é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. O lúdico tão importante para a saúde física e mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores. Todas as sociedades reconhecem o brincar como parte da infância.

Partindo de concepções teóricas de que a criança tem sua curiosidade despertada por jogos e brincadeiras e por meio deles se relaciona com o meio físico e social, de modo a ampliar seus conhecimentos, desenvolver habilidades motoras, cognitivas e lingüísticas, a escola deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento dos alunos. As crianças fazem das brincadeiras uma ponte para o imaginário, a partir disto, muito pode ser trabalhado. Contar, ouvir histórias, dramatizar, jogar com regra, desenhar, entre outras atividades constituem meios prazerosos de aprendizagem. Por intermédio delas, as crianças expressam suas criações e emoções, refletem medos e alegrias, aperfeiçoam características importantes para a vida adulta.

2 – JUSTIFICATIVA

Mauricio (2008) apresenta um estudo focado na importância do lúdico para o processo ensino-aprendizagem, buscando clarificar o papel do brincar e conscientizar professores de seu real significado. Segundo resultados de sua pesquisa, percebe-se significante melhora no desenvolvimento humano no que tange ao crescimento pessoal, social, cultural, motor, além da comunicação, expressão e construção de pensamento. O ato de brincar e jogar torna o indivíduo capaz de pensar, imaginar, interpretar e criar, aspectos estes, que propiciam autonomia, iniciativa, concentração e análise crítica para levantar hipóteses acerca dos fatos, bem como nos ensinam a respeitar regras e vivenciar conflitos competitivos.

Vygotsky (s/d) citado pela autora caracteriza a brincadeira pela regra, imaginação e imitação, envolvendo os processos de socialização e descoberta do mundo. Já o jogo pode ser visto como o resultado de um sistema lingüístico que funciona dentro de um contexto social, com um conjunto de regras e um objeto. Ambos despertam o interesse do indivíduo. Na teoria do autor o desenvolvimento ocorre com a interferência de outros indivíduos e o meio em que se vive. A criança pode superar sua condição real, pois traz uma bagagem de conhecimentos adquiridos em experiências vividas no contexto em que está inserida e esses conhecimentos são exteriorizados por meio do lúdico. Na medida em que joga, se conhece melhor e constrói o seu “eu”.

À luz da teoria de Ronca e Terzi (1995) citados por Tezani (2004), o lúdico proporciona compreender os limites e as possibilidades da assimilação de novos conhecimentos pela criança, visto que, mediante o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem, o indivíduo conhece e interpreta os fenômenos à sua volta, trabalhando com os limites existentes entre o imaginário e o concreto.

Na concepção de Barreto (2007), o brincar favorece transformações internas e é uma forma de expressar seu desejo.

Maurício (2008) menciona que a ludicidade reflete a expressão mais genuína do ser; é o espaço de todo ser para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e objetos. Por meio das atividades lúdicas, o indivíduo forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções e se socializa. A ligação das atividades lúdicas com a aprendizagem proporciona o estabelecimento de relações cognitivas, simbólicas e produções culturais. O lúdico possui dois fatores motivacionais, o prazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com