TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pedagogia

Trabalho Universitário: Projeto Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Trabalho de Conclusão de Curso II

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso II”, sob orientação da professora-tutora a distância Priscila muniz Medeiros.

ITACARAMBI

2013

Projeto de Pesquisa

Tema

Alfabetização e letramento e suas implicações.

Justificativa

Há cerca de 40 anos atrás tem se intensificado os estudos e pesquisas sobre a alfabetização no Brasil , devido um índice muito alto de crianças que não conseguem romper a barreira da 1º serie , ou seja , não conseguem aprender a ler e escrever ou ser alfabetizados. Quando deparamos com dados semelhantes para a década de 1980, a situação não foi diferente, segundo indicam estatísticas que as secretarias estaduais de educação vêm apresentando anualmente , nenhum progresso nas últimas décadas , somos um país que vem reincidindo no fracasso em alfabetização. Muito se tem escrito e perguntado a respeito das causas desse fracasso .

Entretanto , uma análise desses estudos e pesquisas revela dados não integrados e não conclusivos. Ora buscam a explicação do problema no aluno ( questões de saúde , ou psicológicas , ou de linguagem), ora no contexto cultural do aluno , ora no professor ( formação inadequada) ,ora no método , ora no material didático , ora finalmente, no próprio meio. Um primeiro passo nesse sentido seria uma revisão dessas perspectivas, análises e estudos , de modo que se pudesse ter uma visão do estado da arte na área de alfabetização. Nessa perspectiva, alfabetizar significa adquir a habilidade de codificar a língua oral em língua escrita (escrever) e de decodificar a língua escrita em língua oral (ler). No entanto , o problema da alfabetização não está , apenas , nessa sua característica interdisciplinar, é preciso considerar, ainda , os aspectos sociais e políticos que condicionan a aprendizagem, na escola, da leitura e da escrita.

Nesta perspectiva a alfabetização ganhou força com o letramento , onde as pessoas são letradas, ou seja , desempenha funções sociais na sociedade sem ter o domínio do processo da leitura e da escrita. Nos dias atuais podemos dizer que alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrario: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.

A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas.

Letramento não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou indivíduo como conseqüência de ter- se apropriado da escrita (SOARES, 2003). Surge, então, um novo sentido para o adjetivo letrado, que significava apenas “que, ou o que é versado em letras ou literatura; literato” (MICHAELIS).

Problema

As pessoas podem ser letradas e não ser alfabetizadas?

Considerando que as pessoas vivem numa sociedade letrada, em que a língua escrita está presente de maneira visível e marcante nas atividades cotidianas, inevitavelmente elas terão contato com textos escritos e formularão hipóteses sobre sua utilidade, seu funcionamento e sua configuração. Excluir essa vivência da sala de aula, por um lado, pode ter o efeito de reduzir e artificializar o objeto de aprendizagem que é a escrita, possibilitando que os alunos desenvolvam pensamentos inadequados a respeito desse objeto. Por outro lado, deixar de explorar a relação dos alunos com a escrita significa perder oportunidades de conhecer e desenvolver experiências culturais importantes para a integração social e o exercício da cidadania.

Neste sentido questiona-se: Qual a contribuição da alfabetização e letramento para o processo de ensino e aprendizagem? É de grande relevância para o ensino e aprendizagem , alfabetizar a partir do meio social do aluno ,onde ele leva na baguagem seu conhecimento de mundo.

Objetivo Geral

Compreender as várias facetas do processo de alfabetização e letramento no contexto educacional.

Objetivos específicos

Definir alfabetização e letramento;

Especificar autores que discutem alfabetização e letramento;

Ampliar os conhecimentos a respeito de alfabetização e letramento;

Buscar estratégias ou soluções para o fracasso da alfabetização ainda existente nos dias de hoje;

Compreender que os métodos ou procedimentos utilizados no processo de alfabetização são fundamentais para o sucesso da alfabetização;

Metodologia

A opção norteadora metodológica reside na pesquisa bibliográfica, partindo da exploração, descrição e explicação referentes ao tema proposto.

Os procedimentos utilizados foram: definição do tema, escolha dos autores para embasar o projeto fazendo uso de Magda Soares, leda Tfouny, Emília Ferreiro, Ana & Teberosky, e Emília Ferreiro, autoras renomadas que falam e discutem com prioridade todos os caminhos do processo de alfabetização desde os contextos político, econômico, histórico, cultural, social e tecnológico até as leis que embasam o processo educativo.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com