TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré projeto sobre folia

Por:   •  17/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  1.165 Visualizações

Página 1 de 2

JUSTIFICATIVA/PROBLEMATIZAÇÃO

A Tradição religiosa e popular da Folia de Reis em Lages é uma festa tradicional mantida pela devoção popular na região do Distrito de Lages – Itapuranga, que se mantém há 71 anos, com origem em Minas Gerais, foi trazida pelos inúmeros mineiros no período em que ocuparam as terras no município de Itapuranga.

A Folia de Reis de Lages é um evento esperado todos os anos pelos moradores da cidade e do entorno do Vale do São Patrício, trás consigo diferentes aspectos a reconstrução e fortalecimento dos laços sociais, oferecendo-se uma aprendizagem espontânea, envolvendo a integração da juventude e a mulher, sendo uma solenidade que envolve todo o grupo familiar.

Com o passar dos anos percebe-se que o quantitativo presente na tradicional Folia de Reis de Lages – GO vem diminuindo gradativamente, isso se dá por alguns fatores que tem afetado diretamente a realização do evento.Tais fatores podem ser: a falta de interesse dos jovens com relação à folia, por não conhecerem a importância da mesma para outras pessoas que até hoje prezam pela mesma, o êxodo rural também é um fator que contribui, são fatores religiosos, como a mudança da religião católica para outras.

Outro apontamento a ser feito é que festa da Folia de Reis de Lages tem deixado parte de seus elementos detradicionais e transformando-se em uma mercadoria ou comércio. Pela presença das bancas de comida, bebida e outros. Tudo isso favorece para que a festa em celebração da folia vá perdendo sua verdadeira essencialidade. No entanto os elementos de fé, rituais e simbolismos ainda se mantêm vivos.

Com o presente trabalho pretende-se analisar a folia de Reis, suas espacialidades da cultura material e sombólica, bem como pontuá-los de forma que contribua para estudos futuros, uma vez que a folia é algo que passa de geração a geração. A escolha desta temática também se justifica pelo envolvimento direto do pesquisador enquanto folião na Folia de Reis de Lages.

OBJETIVO GERAL

. Compreender a história da Folia de Reis de Lages desde o seu surgimento, analisando as transformações socioculturais e espaciais que perpassam a festividade nos últimos anos.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

. Identificar o número de integrantes e de residências visitadas na Folia de Reis, a faixa etária dos participantes e os simbolismos presentes nos rituais de fé e devoção;

. Comparar os elementos tradicionais da festa, da saída e de chegada que acontece desde seu começo até os dias atuais, se a tradição cultural permanece, ou teve alguma modificação de números e dados Geográficos, contribuindo assim para futuros estudos da tradicional cultura da folia de Reis de Lages;

. Observar os elementos do sagrado e do profano presentes na festa;

.Entender os principais motivos que fazem com que a tradição da Folia de Reis continue a existir na Região de Lages;

.Destacar os pontos de maior demonstração da materialização da fé e da cultura durante os rituais da folia de reis.

Orientações

-o próximo passo agora é ler sobre cultura e geografia cultural, festas, religiosidade, catolicismo e folias de reis para começar a escrever seu referencial teórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com