TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prós e Contras da pesquisa envolvendo seres humanos

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 3

Prós e contras das pesquisas envonvendo seres humanos

Apesar do avanço da saúde no desenvolvimento de novos metodos clínicos e cirúrgicos e da disposição de uma tecnologia cada vez mais avançada ,sendo possivel  até mesmo a disposição de animais para os testes pioneiros de algumas vacinas ou medicamentos, isso não exclui a necessidade de em última instancia essas inovações serem testadas em seres humanos.

Essas pesquisas são regidas por uma série de normas e condutas que o pesquisador tem perante o voluntário. No Brasil, a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde estabelece os fundamentos éticos e científicos para este tipo de pesquisa. Trazendo abordagens como o respeito a dignidade humana e sua autonomia, o reconhecimento da vulnerabilidade do participante, a garantia de que danos previsiveis seram evitados entre outros.

Os prós da pesquisa com seres humanos:

  • Na sociedade, as pesquisa com seres humanos trás a possibilidade do chamado conhecimento gerado, que nada mais é as razões para realização da  pesquisa, sendo estudadas no desenvolvimento de alternativas no futuro que visem a população.
  • Para o participante da pesquisa, os beneficios podem ser diretos quando ele se beneficia de algum tipo de intervenção ultilizada no decorrer do estudo, ou indiretos quando são provenientes da participação na pesquisa, ainda que o sujeito não receba a intervenção experimental. Como exemplo de benefícios colaterais podem ser citados: realização gratuita de exames e assistência médica e financeira, acesso praticamente irrestrito aos serviços, entre outros.
  • A realização de experimentos inovadores como as próteses robóticas e as vacinas ainda não testada em seres humanos.
  • A busca de novos tratamentos mais eficasses para aquelas doenças que já existe algum tipo de tratamento ou o estudo e elaboração de algum tipo de tratamento pioneiro na resolução ou suavização da doença.

Os contras da pesquisa com seres humanos

Em geral os fatores negativos da pesquisa com seres humanos são causados pela negligência dos aspectos éticos da pesquisa, esclarecida em forma de lei sendo eles:

  • Risco de vitimização social quando as pesquisas  assumem um caráter epidemiológico, genético ou social. Alastrando suas consequências para sociedade em geral, como por exemplo a talidomida remédio fabricado na Alemanha responsável pela má formação de milhares de crianças por suas pesquisas terem sido realizadas de maneira inadequada em seres humanos.
  • No ambito individual dos participantes das pesquisas os riscos podem resultar em ,discriminação e estigma como resultado da invasão de privacidade e quebra da confidencialidade, principalmente quando as informações estão relacionadas a abuso de drogas ou álcool, atividades ilegais e comportamento sexual. Além da divulgação inadequada dos resultados da pesquisa gerando conflitos.
  • Danos que não esta devidamente expresso no termo de assentimento do participante.Podendo ser fisico, econômicos, morais e sociais.

Vale resaltar que alguns prós e contras gerados pela pesquisa com seres humanos na medida em que respeitam a lei virgente assumem alguns riscos justificaveis na possibilidade de gerar um conhecimento generalizável na busca de como entender, prevenir ou aliviar algums problemas sociais  ou situações de saúde.Buscando sempre um benefício esperado que seja maior, ou no minimo, igual as outras alternativas já existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com