TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pscicologia Da Apredizagem

Casos: Pscicologia Da Apredizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção aprendizagem, inteligência. A aprendizagem é extremamente complexa, tendo início no momento do nascimento e acompanhando o ser humano durante toda sua vida. Ela se constitui como elemento básico na formação deste, já que está diretamente ligada ao potencial do indivíduo em interagir e se adaptar ao ambiente.

A IMPORTANTE ALIANÇA ENTRE PSICOLOGIA E PEDAGOGIA

Na metodologia educacional deparamos com diversos problemas de aprendizagem, onde dificulta bastante à relação aluno/professor o que acaba sendo uma barreira no aprendizado. Porém, com a psicologia podemos aproximar e compreender este relacionamento.

A contribuição da psicologia na educação deve está diretamente voltada á conduta do aluno nos diversos meios de aprendizagem, e na maneira de compreensão da criança ao que lhe é proposto, igualmente agirá nas dificuldades em que a mesma terá para absorver o novo conhecimento.

Com a psicologia passamos a compreender o funcionamento das faculdades mentais, os processos cognitivos de formação da individualidade do ser humano, em especial a criança, e verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Para que realmente tenha efeito essa relação entre professor/aluno e vice-versa deve haver uma afetividade mútua.

Nas sociedades modernas, o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança está intrinsecamente ligado à escola. A Psicologia da Educação surge com a necessidade de estudar os processos psíquicos presentes na relação de desenvolvimento do indivíduo com o processo de ensino/aprendizagem.

A psicologia colabora com a educação no sentido de permitir uma maior apreensão do conhecimento acerca das diversas etapas do desenvolvimento do ser humano, e melhor compreensão sobre o que aprende e das condições que a torna mais competente e de fácil assimilação.

A contribuição da psicologia para a educação é prover elementos para desempenho e elaboração do Planejamento Curricular da Escola, tais como:

- na Educação infantil;

- no Ensino Básico Fundamental, da 1ª á 8ª série;

- no Ensino Médio;

- na EJA;

- na Educação;

- Especial;

- na Educação Inclusiva.

Diante disso há necessidade de uma aliança entre Educação e Psicologia com o intuito de buscar respostas sobre como se aprende, quem é o sujeito da aprendizagem, como se deve ensinar, levando em conta os aspectos psicológicos dos alunos, se é ou não válido aplicar punições e prêmios, qual é a importância da informação no desenvolvimento humano, em que consiste o ato de comunicação, o que interessa e dá prazer ao aluno quanto ao aprendizado escolar.

A psicologia de maneira geral deve está sendo sempre ao lado dos processos pedagógicos, em especial as crianças portadoras de necessidades especiais, pois elas carecem de maior apoio e afeto em busca de maior interação com os colegas e professores e para que não se sintam desmotivados ou isolados, e o trabalho do professor com a contribuição constante do psicólogo fará bastante diferença em prol da igualdade entre as pessoas.

Acreditamos que a psicologia contribui e muito para a pedagogia, principalmente no sentido de aprendizagem e interação entre professor e aluno. Isso demonstra a grande necessidade de profissionais capacitados para que haja uma real aliança entre os envolvidos em todo o processo de ensino/aprendizagem do aluno.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Denominam-se teorias da aprendizagem, em Psicologia e em Educação, aos diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos.

O conceito de aprendizagem tem vários significados que podem trazer dentre várias coisas o condicionamento, mudança de comportamento, aquisição de informação, aumento de conhecimento, resolução de problemas, construção de novos significados, revisão de modelos, etc.

Embora desde a Grécia antiga se hajam formulado diversas teorias sobre a aprendizagem, as de maior destaque na educação contemporânea são a de Jean Piaget e a de Lev Vygotsky.

As teorias visam soluções e um conhecimento maior, onde os alunos são estimulados a irem atrás desse conhecimento tão importante para seu desenvolvimento.

Dentre as várias teorias destacamos algumas de extrema importância:

TEORIAS PSICOLOGIA-ASPECTOS CONCEITUAIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

Behaviorismo-pensamento comportamentalista O objeto de estudo deve ser a interação entre o organismo e o ambiente. Quando um comportamento é seguido da apresentação de um reforço positivo (recompensa) ou negativo (supressão de algo desagradável), a frequência deste comportamento aumenta.

Epistemologia Genética-teoria do desenvolvimento da inteligência de Jean Piaget Para Piaget, o conhecimento é construído através da interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como da relação dele, sujeito, com o objeto. Na perspectiva de Piaget, para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que se estabeleça um desequilíbrio nas estruturas mentais, isto é, os conceitos já assimilados necessitam passar por um processo de desorganização para que possam novamente, a partir de uma perturbação se reorganizar, estabelecendo um novo conhecimento.

Vygotsky - Zona de Desenvolvimento Proximal A aprendizagem acontece no intervalo entre o conhecimento real e o conhecimento potencial. Para definir o conhecimento real, Vygotsky sugere que se avalie o que o sujeito é capaz de fazer sozinho, e aquilo que ele consegue fazer com ajuda de outro sujeito. Professor e aluno passam a ter um papel essencial no processo de aprendizagem.

Teoria de Ausubel Prioriza a Aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com