TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pscicologia Da Educação

Ensaios: Pscicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

DÉBORA LUCCA SILVA RA: 6790443324

ELAINE APARECIDA AMBROSIO DE MARCO RA: 6953494553

ELIANE APARECIDA SILVERIO RA: 6769357733

LINDAMAR OLIVEIRA TSUJI RA: 6748357416

MARIA VALDIRENE DE MACEDO SIQUEIRA RA: 6578329986

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Psicologia da Educação, 2º semestre, sob orientação das professoras-tutoras à distância Joecimara Miquelino Alves Petry e Joyce Camila Souza.

Ribeirão Preto

Outubro/2013

Sigmund Freud

O criador da psicanálise Sigmund Freud desenvolveu um método polêmico da história “A interpretação dos sonhos” (1856/1939), se transformou num dos pensadores mais polêmicos. Desacreditada inicialmente, a psicanálise, método por ele concebido para o tratamento dos problemas psíquicos e a compreensão da mente humana. Chegou a ser considerado a ultima palavra da ciência sobre questão. A psicanálise voltou a ser questionada a partir do século 20, com os avanços da psicologia cognitivo-comportamental ou da neurociência, que procura as bases biológicas da mente. Com isso, as disciplinas que estudam a psique ou o cérebro humano, conceitos freudianos como “complexo de Édipo”. Por outro lado, há quem despreze essas novas posições psicológicas e médicas e defenda apaixonadamente as ideias de Freud, cuja essência considera-se correta e inquestionável. As principais contribuições que ela fez à ciência é a filosofia desde o seu surgimento, afinal Freud e a psicanálise se popularizaram de tal forma que suas ideias são muitas vezes veiculadas de modo errôneo e distorcidas, como tudo que possa por um processo de grande divulgação, em especial numa sociedade de massas como a nossa. Psicanálise é uma teoria que explica o estudo da mente humana. A partir dessa explicação ela se transforma num método de tratamento de diversos transtornos mentais.

São dois os fundamentos da teoria psicanalítica:

Os processos psíquicos são em sua imensa maioria inconscientes. A consciência não é mais do que uma fração de nossa vida psíquica total.

Os processos psíquicos inconscientes são dominados por nossas tendências sexuais. Sexo e libido nesse período, Freud buscou explicar a vida humana (pessoa e individual, mas também pública e social) recorrendo a essas tendências sexuais a que chama de libido. Com esse termo, o pai da psicanálise designou a energia sexual de maneira mais abrangente e indeterminada. Por exemplo, em suas primeiras manifestações, a libido liga-se a outras funções vitais; no bebê que mama, o ato de sugar o peito materno provoca outro prazer além do de obter alimento e esse prazer passa a ser buscado por si mesmo. Por isso Freud afirma que a boca é uma “zona erógena” e considera que o prazer provocado pelo ato de sugar é sexual, mas a libido pode nada ter em comum com as áreas genitais. Por isso a psicanálise compreende as grandes manifestações da psique como um conflito entre as tendências sexuais ou libido e as fórmulas morais e limitações sociais impostas ao individuo.

Esses conflitos geram sonhos que seriam segundo a interpretação freudiana, as expressões deformadas ou simbólicas de desejos reprimidos,

A psicanálise se faz através de conversações. Trata as doenças mentais a partir da interpretação desses fenômenos levando o paciente a identificar as origens de seu problema, o que pode ser o primeiro passo a cura. Um dos fenômenos que ocorre durante a terapia psicanalítica é a transferência dos sentimentos (amor ou ódio) do paciente para seu analista. Outro conceito é a transferência da libido para outros objetos da natureza sexual, gerando fenômenos como a arte e religião.

ID: Ego e superego: uma divisão da mente humana em três partes. O ego que se identifica a nossa consciência, o superego que seria a nossa consciência moral, os princípios sociais e as proibições que nos são inculcadas nos primeiros anos de vida e que nos acompanham de forma inconsciente a vida inteira, o ID, isto é, os impulsos múltiplos da libido, dirigidos sempre para o prazer. A influencia que Freud exerceu em várias correntes da ciência, da arte e da filosofia foi enorme, mas não se deve deixar de dizer que muitos filósofos, psicólogos e psiquiatras fazer sérias objeções ao modo como o pai da psicanálise e seus discípulos apresentam seus conceitos como realidade absolutas e não como hipóteses ou instrumentos de explicação que podem ser ultrapassados pela evolução cientifica e, em alguns casos, foram mesmo. “O mal estar na civilização” Freud tenta explicar a história da humanidade como a luta entre os instintos de vida (Eros) e os da morte (Tanatos), teoria cujo caráter maniqueísta foi apontado por vários críticos. Sigmund Freud foi muito importante para o destaque pioneiro que o médico vienense deu ao fator sexual que era até Freud uma área de completa ignorância para a ciência e a filosofia. A psicologia pode também se tornar a protagonista, evitando os recursos aos produtos farmacêuticos e seus inevitáveis efeitos colaterais. Pode também levar as pessoas a entenderem que os conflitos internos são inerente ao ser humano normal, auxiliando-os a conviver com eles.

Jean Piaget

Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte da sua carreira profissional interagindo com as crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da psicologia e pedagogia.

Piaget foi um menino prodígio. Interessou-se por história natural ainda em sua infância. Aos 11 anos de idade, publicou seu primeiro trabalho sobre sua observação de um pardal albino. Esse breve estudo é considerado o inicio de sua brilhante carreira científica.

Aos sábados, Piaget trabalhava gratuitamente no museu de história natural. Interessou-se por história natural ainda em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com