TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pscicologia

Trabalho Escolar: Pscicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  4.239 Palavras (17 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

CIDADE

Junho /2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Fabiana Thalita Miranda RA; 4337630276.

Luzimeire de Jesus Araújo Barreto RA; 4350843915.

Marta Araújo Aquino RA; 4350845969.

Cleide França RA; 4350853242.

Maria Marta aparecida Barbosa RA; 4310795115

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância Ellen Carla Alvarenga Verona.

CIDADE

Junho /2013

SUMÁRIO

É uma listagem obrigatória das principais divisões, seções e outras partes de um documento refletindo a organização e a grafia da matéria no texto. Suas partes devem ser acompanhadas do(s) respectivo(s) número(s) da(s) página(s).

Qual a importância da Psicologia para a Pedagogia?

INTRODUÇÃO

Qual será o tema trabalhado?

Porque este tema foi escolhido?

Para quem e de que forma o estudo oferecerá contribuição?

Como será realizada a pesquisa, com bibliografia ou pesquisa de campo?

Etapa um: Qual a importância da Psicologia para a Pedagogia?

A importância da Psicologia para a pedagogia no ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imersas, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem.

A psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua ação não apenas nas necessidades da criança na escola como, também, em outras áreas onde as experiências escolares têm impacto. Alguns psicólogos escolares centram o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no caso da Desordem por défice de atenção com hiperatividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.

Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aprendiz, sendo resultantes desse diálogo entre as três instâncias, que são: a realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina.

Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.

A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada e compreendida. Para termos uma compreensão sobre a aprendizagem, devemos considerar as grandes matrizes teóricas da Psicologia, no século XX, e suas elaborações. Essas teorias se apoiam.

TEORIAS

Os psicólogos educacionais desenvolvem e aplicam diversas teorias de ensino e aprendizagem que pretendem explicar como se processa a aprendizagem. Estas teorias baseiam-se em princípios diversos: científicos, mas também éticos e filosóficos. Entre as teorias mais referidas e aceites encontramos:

* Cognitivismo

* Construtivismo

* Cognitivismo social

* Teorias motivacionais

* Teorias do desenvolvimento

* Behaviorismo

É possível distinguir, pelo menos, dois modelos de teorias de aprendizagem: no modelo associacionista, a aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com