TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Educação Virtual: Educação e Formação com Tecnologias de Informação e Comunicação

Por:   •  10/4/2015  •  Tese  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PEGAGOGIA

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL

GRACIELA NOGUEIRA RA 2951514136

HILMA DIAS OLIVEIRA RA 2950593575

KATYA DA SILVA SARAIVA RA 8830384811

TAMIRES TENÓRIO DA SILVA RA 8826398964

SARILEIDE INES DOS SANTOS RA 9017434252

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO VIRTUAL: APRENDER E ENSINAR COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. CÉSAR COLL, CARLES MONEREO.

Prof.º PAULO CÉSAR

SANTO ANDRÉ

2015

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO VIRTUAL: APRENDER E ENSINAR COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. CÉSAR COLL, CARLES MONEREO.

A Psicologia da Educação Virtual influencia nas relações dos alunos com o mundo exterior e com o seu interior, apresentando assim mudanças nas formas de comunicação.

Já os professores devem procurar fazer uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), utilizando toda sua capacidade para desenvolver suas habilidades, como conhecimento e capacidade para utilizar ferramentas tecnológicas, competência para ensinar o aluno, revisar conteúdos a partir de mudanças da sociedade e no conhecimento.

Na visão construtivista são oferecidos valores valiosos a compreensão da aprendizagem como um processo construtivo e significativo, além de criar novas abordagens de educação a distancia (EAD ou Educação on-line).

Na teoria de Piaget, que prioriza e destaca o crescimento cognitivo que se dá a partir da ação do indivíduo sobre o objeto de seu conhecimento. Já na abordagem sócio construtivista de Vygotsky o envolvimento social, da cultura e da linguagem tem forte influencia na aprendizagem e fatores importantes para a formação de ideias, tendo o professor seu mediador.

Pelo avanço da TIC, houve um grande impacto nas relações sociais, empresarias e nas instituições.

A influência na vida social teve destaque relacionado ao processo de ensino. As tecnologias têm permitido o inicio e a condição da Educação a Distancia (EAD).

A TIC também se destaca, por exemplo, quando utilizamos serviços bancários on-line e etc. Desta forma houve novas mudanças tecnológicas com maiores chances de inovação e desenvolvimento.

A TIC causou alguns impactos no desenvolvimento humano, como a rapidez nos processos transmissão, envelhecimento, empobrecimento e a renovação e redução de espaço e tempo na difusão da cultura, essa redução de espaço e tempo pede que refletissem melhor sobre a quantidade de informações obtidas, ou seja, prestamos atenção nos sites e conteúdos disponibilizados, se suas informações são corretas e seguras. A TIC desenvolve cognitivamente e socialmente os seres humanos, por isso é tão importante o uso dessa tecnologia nas escolas. Cada vez mais a TIC é utilizada nas escolas, sobretudo, após a sua ligação com a banda larga. Atualmente as TIC são utilizadas para promover a formação e a educação de milhares de jovens e adultos, muitos deles a distância com o intuito de aumentar as competências, o que demonstra cada vez maior o grau de interação entre a educação e o tecido empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com