TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pt Adm Unopar

Pesquisas Acadêmicas: Pt Adm Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Comunicação 4

2.1.1 Ferramentas de comunicação. 4

2.1.1.1 Política de transparência 5

2.1.1.1.1 Ferramenta de gestão 6

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Internet e livros relacionados as diciplinas. 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz a importância do processo comunicativo embasado na teoria geral da administração como forma de proporcionar um conhecimento mais amplo na relação com investidores.

Este estudo nos leva ao conhecimento da importância da comunicação no relacionamento interpessoal, ou seja, a comunicação dos investidores com os públicos tanto internos; colaboradores em geral, quanto os públicos externos mantendo uma relação de comunicação de qualidade e coerente com transparência entre o discurso e a pratica nas atividades das empresas.

.

2 DESENVOLVIMENTO

O processo de comunicação com investidores deve seguir objetivos lógicos pela organização. O que importa não é saber se o mercado foi justo ou injusto com investidores, mas sim as opiniões manifestadas por eles. Se houver alguma aparente injustiça é porque houve falha de comunicação ou de interpretação que precisa ser corrigida. Apesar de a comunicação parecer um processo simples, na realidade é um processo complexo, sendo numerosas as possibilidades de enviar ou receber mensagens de formas erradas (CHIAVENATO, 2004). Esse tipo de estudo envolve os seguintes itens: Acessibilidade e atendimento

Kunsch (2003) considera a Comunicação Organizacional uma ferramenta estratégica, dentro da perspectiva da comunicação integrada, que abrange a comunicação institucional, a comunicação mercadológica, a comunicação interna e a comunicação administrativa.

2.1 COMUNICAÇÃO

Visando o objetivo de satisfação, é imprescindível que as organizações utilizem uma boa estratégia de comunicação. Conforme Clemen (2005) a organização é um sistema vivo empresarial, formada por pessoas com suas experiências e habilidades carregadas de suas emoções o que influenciará na forma de comunicação. Torquato (1986) afirma que uma empresa se organiza se desenvolve e sobrevive graças ao sistema de comunicação que ela cria e mantém com o meio externo e interno. Procura-se avaliar a disponibilidade da área de comunicação com os investidores e o atendimento ao mercado por meio de vários quesitos, como atendimento por telefone ou e-mail, acessibilidade em eventos do mercado e em reuniões, tempo e agilidade de resposta às consultas, e qualidade e precisão das respostas.

2.1.1 Ferramentas de comunicação.

Procura-se determinar se as principais ferramentas de comunicação utilizadas pela companhia são adequadas a uma tomada de decisão ou recomendação de investimento na empresa. Cardoso (1991) diz que a informação bem como os processos de comunicação sempre foram presentes na evolução das estratégias empresariais e na própria evolução das organizações.

São usualmente avaliados os pré-releases de resultados, as teleconferências e webcasts, o relatório anual e o site de RI, também sendo avaliadas a pró-atividade da área de RI – ou seja, a sua ação para divulgar ao mercado as informações relevantes ou essenciais antes que este as demande.

2.1.1.1 Política de transparência

A transparência da companhia é avaliada do ponto de vista de sua real predisposição a informar, e da qualidade da informação fornecida ao mercado. A transparência e a coerência entre o discurso e a prática devem ser praticadas por todos os setores da organização, pois cumprindo o que prometem ganham a confiança dos clientes.

Há uma sutil diferença entre a transparência da área de RI e a da companhia como um todo. Algumas empresas acreditam ser transparentes na comunicação com o mercado e se surpreendem ao constatar a visão diferente por parte dos investidores, que dizem receber muita informação geral, mas pouco da que precisam para uma avaliação criteriosa.

a) Na visão do mercado procura-se avaliar quais fatores os investidores e analistas consideram para investir ou não na companhia e como esta se diferencia dos concorrentes setoriais em relação a esses fatores, Procura-se determinar a visão prospectiva do mercado para as atividades da companhia, quais fatores afetarão ou condicionarão o sucesso dos negócios e se esses fatores já estão computados no preço.

b) Procura-se determinar a visão prospectiva do mercado para as atividades da companhia, quais fatores afetarão ou condicionarão o sucesso dos negócios e se esses fatores já estão computados no preço.

c) Busca-se determinar, também, se há diferença de visão quanto aos concorrentes da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com