TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós Explosivos

Trabalho Escolar: Pós Explosivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade Práticas Supervisionadas

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Física III à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Práticas Supervisionadas (ATPS), sob orientação do tutor Rafael Santos.

Anhanguera Educacional

2014

Sumário

Pós Explosivos 2

Introdução: 2

definição: 2

Como Ocorre? 2

Parâmetros para a explosão de poeiras: 2

Como Prevenir? 3

Etapa 01 - passo2 3

Campo Magnético terrestre 4

Variações do campo magnético 4

Medidas de Segurança quanto aos fenômenos eletrmagnéticos em uma fábrica que envolve nuvem de pó. 5

Lei de Gauss 6

Simetria Esférica 6

Simetria Cilíndrica 7

Aplicações 8

Capacitores 8

diferenças entre o capacitor de cerâmica e eletrolítico 8

Bilbliografia 9

Pós Explosivos

Introdução:

É bem verdade que cada vez é notado o perigo iminente de pós explosivos para setor alimentício principalmente, sabendo uma explosão dessas em uma fábrica pode causar altos danos estruturais no qual pode ocasionar desabamentos, perda de produção e danos irreparáveis como a vida de muitos trabalhadores, é necessário se entender o que é explosão de pós, como ela começa e quais são os procedimentos para evita-la.

definição:

Uma explosão é um processo caracterizado por súbito aumento de volume e grande liberação de energia, geralmente acompanhado por altas temperaturas e produção de gases. Uma explosão provoca ondas de pressão ao redor do local onde ocorre. Explosões são classificadas de acordo com essas ondas: em caso de ondas subsônicas, tem-se uma deflagração, em caso de ondas supersônicas (ondas de choque), tem-se uma detonação.

Como Ocorre?

Partículas de Pós Explosivos liberados no ar são perigosos, pois como o combustível, comburente e calor precisam ter uma determinada ignição para gera o fogo a explosão de pós explosivos é um pouco diferente necessita de combustível, comburente, o pó estar no ar, confinamento e a ignição , uma vez que a ignição pode ser: chamas em algum ponto, superfícies muito quentes, arco elétrico( tomadas,interruptores ou outros equipamentos),fumantes próximo ao local, e até mesmo a energia estática.

Parâmetros para a explosão de poeiras:

• Tamanho da partícula: < 0,1mm;

• Concentração da Poeira: 40 a 4.000 g/m3

• Teor de Umidade do grão: <11 %

• Índice de oxigênio no ar: >12%

• Energia de ignição > 10 a 100 mJ

• Temperatura de Ignição: 410 a 600oC

imagens de explosões em fábricas:

Como Prevenir?

Caso é seja identificado o pó explosivo existem testes para determinar o seu grau de periculosidade, a energia mínima (MIE) isso pode definir a sensibilidade de alguns pós a ignição por centelha eletrostática ,e a temperatura mínima de ignição (MIT) informará a temperatura de superfície acima do qual uma nuvem de pó pode entrar em ignição espontânea.

Prevenção de Explosões:

• Eliminação de Ignições.

• Utilização de equipamentos Herméticos

• Sucção interna e externa.

• Equipamentos de supressão

• inertização

• construção de Para suportar explosões (portas e janelas que se abram com a mínima pressão)

Etapa 01 - passo2

O campo elétrico E aponta para o eixo do cilindro, pois a densidade P está carregado negativamente e o E apontan pra o eixo, então E tem o mesmo módulo do campo elétrico das cargas E.

Campo Magnético terrestre

O campo magnético terrestre é muito parecido com um dipolo magnético, com seus polos próximos aos polos geográficos da Terra. Uma linha imaginária traçada entre os polos sul e norte magnéticos apresenta uma inclinação de aproximadamente 11,3º relativa ao eixo de rotação da Terra. A teoria do dínamo é a mais aceite para explicar a origem do campo. Um campo magnético, genericamente, se estende infinitamente. Um campo magnético vai se tornando mais fraco com o aumento da distância da sua fonte. Como o efeito do campo magnético terrestre se estende por várias dezenas de milhares de quilómetros, no espaço ele é chamado de magnetosfera da Terra. Os polos magnéticos da tera não. existem algumas teoria de como o campo magnético é criado, no entanto a mais aceita é o que o fluxo de correntes elétricas no centro da terra gera o campo magnético.

Variações do campo magnético

Variações no campo magnético da Terra ainda tem uma compreensão total dos cientistas, o campo magnéticos podem sofrer inversões, estudos feitos em vários lugares comprovam a milhares de anos atrás os polos magnético da terra apontavam para o lado oposto do que é hoje, mas não foi compreendido como, quando e causas para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com