TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iphone – O que atrai o cliente: O apelo da marca ou a tecnologia empregada?

Por:   •  15/4/2015  •  Tese  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Anderson Parada – 4º Adm. Unimes

Aline Pereira – 4º Adm. Unimes

Ewerton Silva – 4º Adm. Unimes

Iphone – O que atrai o cliente: O apelo da marca ou a tecnologia empregada?

INTRODUÇÃO

Com o presente trabalho, busca-se estabelecer qual o critério utilizado pelos consumidores de telefonia móvel em adquirir os smartphones da marca Apple, o famoso Iphone.  A partir dessas premissas cabe a análise neste trabalho de discutir e questionar o que torna essa marca um símbolo de status mundial, a sociedade visa um reconhecimento social e cultural ou maior qualidade em utilidades para uso no dia a dia?

A Apple é um dos grandes ícones de inovação da atualidade. Fundada no início da década de 1980, a empresa adentrou o século XXI disposta a fixar de vez seu nome na lista das organizações que fazem parte da história. Um dos passos decisivos para isso foi dado em 2001, quando lançou o iPod, tocador de música digital que redefiniu uma categoria de produtos. Em 2006, a companhia abalou o mercado com o iPhone, um smartphone extremamente fácil de manusear que reúne as funções do iPod, câmera digital, internet e voz e um design elegante.

Em sintonia com a estratégia de desenvolvimento de produto está a postura de marketing e relações públicas. Enquanto os concorrentes despejam milhões de dólares em propaganda a cada lançamento, a Apple atualmente não privilegia campanhas publicitárias.

Uma das armas mais poderosas para criar o desejo em torno de sua marca e seus produtos é a geração de boatos em torno de equipamentos muito antes de serem lançados. As apresentações dos produtos, como a do iPad, fazem parte de campanhas maiores e coordenadas.

Quando a Apple lança um produto, formam-se filas no mundo todo. Há quem passe dias a fio sem dormir para tocar em um novo aparelho da marca. Não é à toa que, atualmente, ela vale cerca de US$ 124,4 bilhões, sendo considerada pela revista Forbes (2014) a empresa mais valiosa do mundo.

“No mundo todo, são mais de 1 bilhão e 600 milhões de pessoas usando os chamados 'celulares inteligentes', um crescimento de 25% em um ano. Hoje são 38,8 milhões de usuários de smartphones só no Brasil. O país perde só para China, Estados Unidos, Índia, Japão e Rússia, essa população de conectados por aqui deve saltar para quase 72 milhões nos próximos três anos” (Globo, 2015).

A utilização dos aparelhos celulares no Brasil deixou de ser um simples dispositivo de chamada telefônica a muito tempo. Atualmente, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel 2014) o Brasil já possui 277 milhões de linhas de celular.

“Essas pessoas passaram a ser também consumidoras de aplicativos. O resultado é que as cifras têm explodido. O crescimento do número de downloads foi tão grande, que a Apple, por exemplo, pagou mais de US$ 10 bilhões para desenvolvedores de aplicativos em 2014, uma conta que aumentou 50% em relação ao ano anterior” (Globo, 2015).

“Pela primeira vez desde 2008, a Apple investiu em comerciais de seus smartphones no Brasil em 2014. A empresa veiculou, seu primeiro comercial dos iPhones 6 e 6 Plus na TV aberta em dezembro. O material exibido é o mesmo da campanha publicitária americana, mas traduzido para o português” (Info, 2014).

“Durante a conferência para a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre fiscal de 2015, Luca Maestri (diretor financeiro da Apple) informou que a companhia vendeu o dobro de iPhones no Brasil e em Singapura — se comparado ao mesmo período fiscal de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com