TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  27/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Relatório de Estágio Supervisionado de

Serviço Social

Macapá/AP

12/11/2016

ACADÊMICA

ISABELA BENTO MESQUITA

QUAL A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL

NA FESTA DE SÃO TIAGO

Relatório apresentado ao Professor Max, coordenador do projeto e estagio supervisionado do serviço social.

Macapá/AP

12/11/2016

Relatório

Em visita a localidade de Mazagão Velho localizada ao sul do estado a 41 km da capital do Amapá, no dia 08 de Novembro de 2016 foi realizada uma pesquisa de campo com a finalidade de maior abrangência do conhecimento sócio cultural, especificamente a festa de São Tiago tradicional da vila.

Como sabemos o evento passou a ser encenado pelas famílias trazidas da África para colonizar aquela região, 07 anos após a chegada das mesmas no ano de 1770.

A festividade de cunho religioso e cultural já é celebrada a 239 anos, tornando-se uma festa tradicional organizada e encenada pela própria comunidade local. A festa e celebrada no mês de julho, iniciando-se a partir do dia 16 até o dia 28 de julho, sendo que no dia 27 reencenarão comas  crianças, quando se encerra a parte de apresentação dos adultos. O ponto alto das encenações acontece na representação da batalha final entre mouros e cristãos, logo após na encenação Mazaganense, um cavaleiro vestido com roupas grossas e de capacete cavalga três vezes pelas ruas da cidade e o publico pode atirar bagaço de laranja para reproduzir o apedrejamento dos cristãos. Com intuito de aprofundar esse conhecimento em relação a festa de São Tiago tive a oportunidade de conhecer  um membro da associação que e responsável pela organização do evento e compartilhar com ele suas experiências como participantes da festa e morador da comunidade.

O mesmo relata que a celebração do evento é um momento de grande festividade, alegria e união, onde toda comunidade se envolve para dar o seu melhor e sempre superar o ano anterior da programação.  Com a preocupação de manter a essência da celebração da festa de São Tiago, sem perder suas originalidades, todo esse trabalho envolve a parte de conscientização das crianças, com o intuito de repassar a tradição que vem sendo repassada de geração para geração.

Nessa visão um profissional como assistente social e indispensável a sua inserção nessas festividades, sua aproximação com a realidade, como técnicos, devemos saber identificar  as formas que as pessoas se organizam, pois nos leva a ter um critico na realidade apresentada para a intervenção. Também é essencial conhecer a comunidade envolvida, além dos seus aspectos históricos já citados, os processos de desenvolvimento da mesma, até a situação atual. Dessa forma o profissional pode conhecer a maneira como a comunidade se organiza, o calendário da festa local os objetivo de sua realização, quem são seus lideres ou idealizadores, identificando possivelmente parcerias futuras que é de grandes benefícios tanto para resolver a urgência imediata da situação quanto para a compreensão da totalidade e da busca por uma solução com eficácia, eficiência e efetividade de sua ação desenvolvida e soluções de eventuais problemas decorrentes na localidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (133.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com