TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO BUSCA ATIVA PARA EDUCAÇÃO BASICA

Por:   •  26/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.602 Palavras (19 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

FACULDADE EINSTEIN

ELIENE DA SILVA  CAIRES BITENCOURT

LUCIMAR ROCHA NEVES

        QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO BUSCA ATIVA PARA  EDUCAÇÃO BASICA:

LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

2021

ELIENE DA SILVA  CAIRES BITENCOURT

LUCIMAR ROCHA NEVES

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO BUSCA ATIVA PARA  EDUCAÇÃO BASICA:

Trabalho solicitado pelo professor Tadeu  Cincurá como pré- requisito avaliativo de conclusão do curso de pós graduação Alfabetização Letramento e Educação Infantil.

LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

2021

Bitencourt, Eliene da Silva Caires. Neves, Lucimar Rocha. Qual a Importância  do Processo Busca Ativa Para  Educação Básica. 2021. 12 p. Artigo Alfabetização  Letramento e Educação Infantil Curso de Pós- Graduação – Faculdade Einstein, Livramento de Nossa Senhora, 2021.

RESUMO

Este artigo trata sobre a busca ativa na educação básica e como ela pode diminuir a  evasão é um dos aspectos do fracasso escolar que tem atingido um número bastante significativo de jovens no sistema educacional brasileiro. A situação se acentua quando se leva em consideração os alunos que frequentam a escola no período noturno. Neste contexto, este artigo foi elaborado com base em uma pesquisa bibliográfica  os dados obtidos com a pesquisa apontam para a necessidade de atitudes que possam reverter tal situação e trazer de volta à escola muitos jovens que estão deixando de estudar e, através deste estudo, almejar um futuro melhor.

Palavras-chave:. Busca Ativa. Educação Basica. Evasão escolar


SUMÁRIO

1 Introdução----------------------------------------------------------------------------------- 0 4

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................06

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................14

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................16

  1. INTRODUÇÃO

        Esta pesquisa visa mostrar uma relevante ação para prevenir o abandono e a evasão escolares pois se encontra em condição de vulnerabilidade socioeconômica de muitas famílias pode ser agravada com essas situações, o que pode levar a um aumento dos índices de abandono e evasão escolares. Sendo assim uma busca ativa, pois é necessário que, nesses momentos de crise, a rede de proteção social esteja mais do que nunca alerta, fortalecida e atuante para que todas as meninas e todos os meninos sejam atendidos pelos serviços públicos e tenham seus direitos integralmente garantidos, sobretudo o direito à educação.

Desta forma acaba agravado pelo cenário atual de pandemia é muito dinâmico, exigindo intervenções e adaptações constantes da sociedade como um todo. Nesse sentido, governos municipais e estaduais têm empreendido esforços para planejar e efetivar a continuidade das aulas durante a emergência de covid-19 de diversas formas, seja utilizando as tecnologias da informação, seja imprimindo material para entrega a estudantes, entre outras estratégias.

Portanto as escolas das redes municipais e estaduais precisam ganhar um papel central na Busca Ativa Escolar, pois podem identificar estudantes que estejam em risco de abandono e agir rapidamente para preveni-lo. Para que isso ocorra tem que haver  estratégia nos estados trabalhando em  colaboração com os municípios e os dois entes federados devem articular ações em parceria para à Busca Ativa Escolar .

Seu objetivo é prevenir o abandono e a evasão escolares e apoiar os municípios, sobretudo durante esse período de pandemia, é a implementação estadual da Busca Ativa Escolar. A estratégia auxilia no planejamento de políticas públicas específicas visando o enfrentamento da exclusão.

Quem deve fazer a busca ativa escolar? Prefeito(a) Municipal. Faz a adesão à Busca Ativa Escolar e define o(a) Gestor(a) Político(a),Gestor(a) Político(a) Facilita a comunicação entre o(a) prefeito(a) e os demais participantes, para garantir ações intersetoriais.

Coordenador(a) Operacional.

Este trabalho tem a finalidade de lembrar importantes elementos do quadro legal da educação brasileira e as modificações sócio-históricas que os têm impactado, apenas três aspectos aqui serão considerados, a faixa de obrigatoriedade, as questões participativas na educação e os procedimentos de avaliação em larga escala.

  1. DESENVOLVIMENTO

        Ao longo da historia  o Brasil tem políticas sociais excludentes no plano educacional. Segundo  Rizzini (2011) nos permite notar que durante o Brasil colônia havia o incentivo à abertura de escolas para a população, por parte das Ordenações do Reino de Portugal, com exceção das crianças que tivessem doenças contagiosas, que não tivessem sido vacinados ou que fossem escravas.

Conforme Azevedo (2000) nos clarificam que havia dois modelos educacionais, um direcionado à população pobre e livre, responsabilidade das províncias, em que:

[...] aos homens reservava-se o aprendizado de ofícios manuais e às mulheres, o treinamento nas prendas do lar, ensino que seria paulatinamente transformado em preparação para o exercício do magistério primário (AZEVEDO, 2000, p. 20).

Sendo que com esta contextualização temos a confirmação de que a educação brasileira historicamente foi pensada numa lógica mercadológica, pois a iniciativa privada nesta área acompanha quase toda sua narrativa, sendo aos pobres direcionada uma educação para a subserviência; diferentemente das classes abastadas, que tiveram acesso a uma educação que lhes permitia a reprodução do posto de poder social e econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (312.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com