TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Artigos Científicos: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  7.617 Palavras (31 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 31

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Márcio Alves Maidana

Prof. Ismael Guilherme Christiano Netto

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Administração (ADG 1686) – Trabalho de Graduação

28/11/2013

RESUMO

Com a necessidade das empresas se tornarem mais competitivas no mercado veio à busca incessante da qualidade de vida no trabalho. Visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários, a qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho, com o próprio ambiente de trabalho,. A qualidade de vida no trabalho se preocupa principalmente com dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional.

Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho. Satisfação no trabalho. Ambiente.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico refere-se a observação e analise em uma empresa, que é uma prestadora de serviços de zeladoria e limpeza, localizada na cidade de Canoas/RS, que nasceu do sonho de um empregado que queria ser patrão, com coragem, e persistência com a cara e a coragem abriu a referida empresa, Sul Zeladoria, sem um planejamento estratégico, sem saber onde queria chegar, hoje com 05(cinco) funcionários, que se revezam em um escala de 12 por 24 horas.

Será abordado o tema qualidade de vida no trabalho. Os dados serão coletados por meio de questionários, respondidos conforme cronograma. Tal questionário será composto por 14 (quatorze) questões, com a parte inicial de identificação por sexo, situação funcional. Idade, estado civil, formação e função.

Qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerencias e tecnológicas no ambiente de trabalho. Satisfazer suas necessidades pessoais através de sua atividade na organização, a qualidade de vida no trabalho representa o grau em que os membros da organização são capazes.

O ser humano que é criativo e inteligente transforma em sujeito de seu processo e reconhece a natureza como possibilidade de satisfação de suas necessidades. A cidadania refere-se aos programas criados visando bem-estar da comunidade onde a empresa está inserida, bem como os programas abertos à participação dos empregados como voluntários. Neste sentido, a qualidade de vida no trabalho é vista como estratégia competitiva de diferencial de mercado, cujo desenvolvimento através de programas pode levar o nível de satisfação do trabalhador e contribuir, conseqüentemente, na lucratividade das organizações.

O recente publicado tem o objetivo de explicar como a qualidade de vida no trabalho pode elevar ao máximo os resultados nas organizações, proporcionar o conceito e os principais fundamentos. O padrão e a valor da qualidade de vida para conseguir a motivação no ambiente de trabalho e, portanto dar lucros para a organização. A qualidade de vida no trabalho relaciona-se com a mobilização, o comprometimento pessoal, a participação com o bem-estar do funcionário na execução da tarefa na empresa, visando à consecução das metas da organização.

2 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerencias e tecnológicas no ambiente de trabalho. Para Drucker (2001, pag. 29), “a administração deve também capacitar a empresa e cada um de seus componentes a crescer e se desenvolver a medida que mudem as necessidades e oportunidades.”

Para Bertoldi (2010, pag. 55):

Atualmente tem-se o entendimento de que a qualidade de vida é determinada pelas condições do meio ambiente. Do ambiente onde as pessoas vivem e trabalham pelas condições de vida e pelo equilíbrio entre fatores externos e intervalos do ser humano. Conclui-se que a qualidade de vida diz respeito ao equilíbrio de vários setores da vida de uma pessoa.

Todo o profissional que esteja bem e tenha qualidade de vida produza mais. Os programas de qualidade de vida no trabalho têm como objetivo criar uma organização mais humanizada, com maior adequação de tarefas e ênfase no desenvolvimento pessoal do individuo.

Conforme Chiavenato (1983, pag. 400):

A melhor forma de organização é aquela que procura otimizar a satisfação das necessidades individuais e organizacionais através dos seguinte meios: encorajamento da formação de grupos de trabalho estáveis e da participação dos trabalhadores na tomada de decisões; boa comunicação e supervisão expressiva; estruturas não-burocráticas que funcionam mais pela colocação de objetivos do que através da hierarquia de autoridade.

Para Neves (2008, pag. 196, apud LIMA 1995, pag. 51), “é indispensável verificar o nível de satisfação dos empregados mediante a aplicação de técnicas de qualidade de vida no trabalho”. Ocorre que, muito se reclama das condições de vida no trabalho oriunda da necessidade de se produzir mais e melhor, usada como meta de qualquer organização. Continua Drucker (2001, pag. 29), “toda empresa é composta de pessoas com diferentes capacidades de trabalho. Deve estar ancorada na comunicação e na responsabilidade individual.”

Para Lacombe (2011, pag. 18):

É preciso considerar que, embora as pessoas precisem ser administradas pelas organizações com seus recursos humanos, não se pode perder de vista que elas são seres humanos, que querem ser felizes e ter qualidade de vida, que têm outro vínculo além daqueles que mantêm com suas organizações e que seus objetivos nunca coincidem integralmente com os da organização, ainda que possam ter muitos pontos coincidentes.

De acordo com Drucker (1975, pag. 214):

Essas dimensões da atividade do trabalhador – as dimensões fisiológica, psicológica, social, econômica, e de poder – são separadas. Cada uma pode – e na verdade deve – ser analisada separada e independentemente. Porém elas existem juntas na situação de trabalhar e em suas relações com o trabalho e o cargo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com