TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE NO SISTEMA DE MANUTENÇÃO E A NORMA ISO 9001

Por:   •  17/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.934 Palavras (16 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE SENAC MINAS

                                     

TECNÓLOGO EM GESTÃO DA QUALIDADE

EDSON JANUÁRIO LIMA

FERNANDO THIERSCH

NATÁLIA SOUZA

QUALIDADE NO SISTEMA DE MANUTENÇÃO E A NORMA ISO 9001.

CONTAGEM-MG
2018

EDSON JANUÁRIO LIMA

FERNANDO THIERSCH

NATÁLIA SOUZA

QUALIDADE NO SISTEMA DE MANUTENÇÃO E A NORMA ISO 9001.

Trabalho apresentado para a disciplina Projeto Interdisciplinar, pelo Curso de Gestão da Qualidade da Faculdade Senac Minas.

Orientador: Sudário Papa Filho

CONTAGEM-MG
2018

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO ---------------------------------------------------------------------- 4
  2. OBJETIVO -------------------------------------------------------------------------------- 4
  1. GERAL ---------------------------------------------------------------------------- 4
  2. ESPECÍFICO -------------------------------------------------------------------- 5
  1. JUSTIFICATIVA ------------------------------------------------------------------------- 7
  2. REFÊRENCIAL TEÓRICO ----------------------------------------------------------- 8
  1. HISTÓRICO DA MANUTENÇÃO ------------------------------------------ 9
  2. TIPOS DE MANUTENÇÃO ------------------------------------------------ 10
  1. A QUALIDADE NA MANUTENÇÃO ---------------------------------------------- 11
  1. FATOR HUMANO NA MANUTENÇÃO --------------------------------- 11
  2. GESTÃO DA MANUTENÇÃO ---------------------------------------------12
  1. METODOLOGIA ------------------------------------------------------------------------15
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------16
  3. REFERENCIAS -------------------------------------------------------------------------17  


  1. Apresentação

As organizações buscam ser cada vez mais competitivas, não somente pela necessidade de se reinventar, acompanhando as tendências de compras, buscar novos clientes, relacionar-se com maior mercado, mas também assumir vantagem comparativa com seus concorrentes, a partir da inovação.

A função manutenção possui uma significativa importância no atendimento dos objetivos de desempenho, sendo uma atividade interna de apoio à função manufatura e operação, podendo influenciar diretamente ou indiretamente todos eles, com destaque para o objetivo da busca da qualidade.

Quando buscamos na literatura científica, através dos autores, encontramos convergência sobre a importância da qualidade da manutenção, mas não uma definição padrão do que é qualidade na manutenção.

Muitas destas empresas têm dificuldades de conseguir a certificação da série ISO 9001 devido à falta de gerenciamento e controle das manutenções exigidas pela norma. Para facilitar o processo elas buscam auxilio em ferramentas estruturadas, como SGI – Sistema de Gestão Integrada e o Engeman, software de gerenciamento de manutenção, por exemplo.

Para ser certificado pela norma não é necessário apenas realizar planos de manutenções preventivos, preditivos e corretivos [MISHAWAKA, 1993], é preciso também comprovar os resultados obtidos e a capacidade de melhoria contínua, através de relatórios, cronogramas.

Esse estudo tem o propósito de apresentar a primeira experiência vivenciada pelo grupo de alunos do 1º período do curso Tecnólogo em Gestão da Qualidade sobre qualidade no sistema de manutenção e a norma ISO 9001.

  1. Objetivo

2.1 Objetivo Geral

O presente trabalho tem por objetivo identificar e medir os ganhos na eficácia da gestão e da execução da manutenção, nas quais são desenvolvidas as atividades fins das empresas, a partir da implantação do sistema de gestão da qualidade. A eficácia estudada diz respeito a qualidade e a produtividade das atividades que integram a manutenção da infraestrutura na qual são desenvolvidas as atividades produtivas das empresas.

         Visa, ainda, disponibilizar uma revisão bibliográfica disseminando mais esclarecimentos sobre o assunto e realizar um estudo de caso em uma holding de um grupo de empresas de educação básica brasileira, demonstrando a importância do tema tanto para a saúde financeira da empresa quanto para os indicadores educacionais.

  1. Objetivos Específicos

A gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.

Desta forma, a gestão da qualidade não precisa, necessariamente, implicar na adoção de alguma certificação, embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de gestão da qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização. A saber:

Focar no cliente: qualquer organização tem como motivo de sua existência a satisfação de determinada necessidade de seu cliente, seja com o oferecimento de um produto ou serviço. Portanto, o foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente sejam elas atuam ou futuras e mesmo a superação das expectativas deste;

Liderar: cabe aos líderes em uma organização criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sintam motivadas e comprometidas a atingir os objetivos da organização;

Envolver as pessoas: toda organização é formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essência da organização. Portanto, a gestão da qualidade deve compreender o envolvimento de todos, o que possibilitará o uso de suas habilidades para o benefício da organização;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (175.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com