TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais São os Principais Benefícios do Aeromóvel?

Por:   •  6/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O aeromóvel é uma construção que foi projetada para a copa do mundo para levar mais pessoas em um curto espaço de tempo. O projeto foi feito por um empresário brasileiro o Oskar Coester. E todas as peças do aeromóvel foram fabricadas em Três Rios, no interior do Rio de Janeiro. O aeromóvel é um veiculo totalmente ecológico, pois ele tem motores elétricos que ficam dentro de uma cabine no inicio da estação e ele é movido a ar, pois esses motores eles tem ventiladores de alto preção que faz com que o aeromóvel ande com total conforto e segurança.

DELIMITAÇÃO DO TEMA: COMSTRUÇÃO DO AEROMOVEL

PROBLEMA: Quais são os principais benefícios do aeromovel?

JUSTIFICATIVA

O aeromóvel foi construído para melhorara a vida de pessoas que utilizam o aeroporto e o tremzurb. Ele foi feito especialmente para a copa do mundo, e é um o melhore e mais rápido transporte para quem esta no aeroporto e que chegar à estação da tremzurb ou da tremzurb para o aeroporto. Os usuários da tremzurb poderão usar o aeromóvel com o mesmo bilhete, sem pagar nada pelo serviço. Já os que querem pegar no aeroporto pagam o bilhete do aeromóvel que poderá ser usado na tremzurb, esse transporte foi feito para que os passageiros do aeroporto cheguem mais rápidos e sem enfrentar congestionamento para a estação da tremzurb. È um transporte barato, rápido, e com segurança e que não prejudica o meio ambiente por ele ser elétrico.

OBJETIVOS GERAIS: Entender o funcionamento e reconhecer os principais benefícios do aeromovel.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: Saber o funcionamento, entender sua estrutura e saber se ele é uma boa escolha de mobilidade para Porto Alegre.

HIPOTESE: A construção do aeromovel viabilizará a mobilidade em porto alegre.

METODOLOGIA: A metodologia do nosso trabalho foi focada em pesquisar a funcionalidade do aeromovel, principalmente o aeromovel em Porto Alegrre.

O AEROMOVEL

O Aeromóvel é um meio de transporte urbano automatizado em via elevada de concepção inteiramente brasileira e que utiliza um singular sistema de propulsão pneumática, inventado pelo gaúcho Oskar H.W. Coester.

O nome Aeromovel deriva de Aerodynamic Movement Elevated.

Que é o movimento em via elevada.

TECNOLOGIA DO AEROMOVEL

O sistema proposto foi concebido a partir dos conceitos fundamentais da aviação, apresenta-se como um sistema de alta confiabilidade, notadamente, devido às características inatas ao projeto, que impedem a colisão entre veículos adjacentes. O Aeromóvel baseia-se no princípio de redução do peso-morto por passageiro transportado. Sua propulsão é pneumática, utilizando-se de gradientes de pressão que se estabelecem no interior de um duto localizado na via elevada logo abaixo do veículo e que propelem(impidir) o mesmo através do empuxo fornecido a uma aleta solidária ao veículo, que se movimenta sob rodas de aço em trilhos tradicionais. O ar é insuflado pela ação de turbo-ventiladors centrífugos comerciais de acionamento elétrico, dispostos em casas de máquinas localizadas em pontos determinados no solo.

CARACTERISTICAS DE TRANSPORTE

O Aeromóvel é um meio de transporte não convencional classificado na categoria de APM (Automated People Mover), devido ao fato de sua operação ser totalmente automatizada. Caracterizado pela altíssima frequência de serviço, pode ser desenhado para atender demandas de até 25 000 passageiros/hora-sentido.

O reduzido índice de peso-morto por passageiro transportado do sistema proposto (razão entre a massa total do veículo vazio pela lotação máxima de passageiros) é alcançado devido ao caráter passivo do veículo, resultando em um significativo baixo custo relativo de investimento no Aeromóvel e num ainda menor custo de operação e manutenção. O consumo energético equivalente encontra-se em patamares inferiores à metade dos observados nos sistemas sobre pneus.

PROJETO ATUAL

Foi construída uma linha do aeromóvel ligando a estação de trem Estação Aeroporto até o Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre. Com 814 metros de extensão, é a primeira linha deste tipo de transporte sendo utilizado comercialmente no Brasil e será administrado pela empresa Trensurb. A linha recebeu dia 13 de abril de 2013 o primeiro veículo, com capacidade de 150 usuários, sendo previsto para setembro a chegada do segundo veículo, com capacidade para 300 passageiros. Está em processo de estudos uma linha de aeromóvel que ligará a Estação Mercado da Trensurb, no centro de Porto Alegre, até a zona sul da cidade, ligando o centro histórico a pontos importantes, como o Estádio Beira-Rio, o Museu Fundação Iberê Camargo e o Barra Shopping Sul.

PROJETOS FUTUROS

Existe um projeto de implantação no município de Nova Iguaçu-RJ, que ligaria o terminal rodoviário da cidade aos bairros de Santa Rita e Cabuçu.

E no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre existe estudo para uma linha de aproximadamente 18 km, ligando a estação Mercado da Trensurb até a Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre, passando boa parte do trajeto pela orla do Guaíba. E na cidade de Canoas o projeto são para 3 linhas, totalizando 15 km, sendo a primeira ligando o bairro Guajuviras à estação Mathias Velho da Trensurb, outra ligando a praça do avião à avenida Boqueirão e a terceira ligando cortando o bairro Mathias Velho pela rua Rio Grande do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com