TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os principais objetivos da Ergonomia

Tese: Quais são os principais objetivos da Ergonomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Tese  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

Édipo

Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

A ergonomia tem como objeto teórico a atividade de trabalho, como disciplinas fundamentais a fisiologia do trabalho, a antropologia cognitiva e a psicologia dinâmica, como fundamento metodológico a análise do trabalho, como programa tecnológico a concepção dos componentes materiais, lógicos e organizacionais de situações de trabalho adequadas às pessoas e aos coletivos de trabalho. Tem ainda como meta de base a discussão e interpretação sobre as interações entre ergonomistas e os demais atores sociais envolvidos na produção e no processo de concepção, buscando entender o lugar do ergonomista nestas ações, assim como formar seus princípios deontológicos.

• Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

De acordo com MARSHALL, Alphonse Chapanis aponta que matérias históricas freqüentemente revelam que em alguns casos, como fatores humanos, a guerra era certamente um incentivo, mas que também trazia outros efeitos retrógrados (como a destruição). F. Bonjer pensa que na época da guerra, a complexidade da tecnologia tinha alcançado tal ponto, que as habilidades e as capacidades dos operadores se tornaram limitada. Isto sugeriu a necessidade da Ergonomia.

Antes da Ergonomia se tornar uma disciplina, na Segunda Guerra Mundial, podia-se notar o trabalho do ergonomista influenciando a relação do homem com produtos, estações de trabalho, ferramentas e equipamentos, programas de produtividade, qualidade, segurança de trabalho e qualidade de mão-de-obra.

Afirma-se que o homem não poderia ter hoje uma existência tolerável sem máquinas, nem as máquinas existirem sem o homem. As atividades de homens e máquinas devem estar estreitamente integradas para que se obtenham ótimos resultados.

• Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

A evolução da ergonomia pode ser descrita em três estágios cronológicos, coexistentes hoje em dia.

A ergonomia evoluiu dos esforços do homem em adaptar ferramentas, armas e utensílios às suas necessidades e características. Mais claramente, pode-se estabelecer primeiro estágio histórico a partir da Revolução Industrial, com o surgimento das máquinas e de seus efeitos físicos e sociais.

O segundo estágio evolucionário pode ser caracterizado como o da "Ergonomia Cognitiva".

Este momento representou uma mudança de foco dos aspectos físicos e perceptuais do trabalho para a sua natureza cognitiva.

O terceiro estágio da ergonomia veio em resposta às importantes mudanças que estão afetando o trabalho do homem, particularmente com relação à tecnologia. Como apontado as novas realidades do trabalho são aquelas derivadas da rápida difusão dos computadores e dos sistemas de telecomunicação, das modificações demográficas, de novas expectativas com relação à vida no trabalho, do aumento da competitividade no mercado mundial e outras. Estes fatos requerem mais do que uma ergonomia micro-orientada e, nesse sentido, alguns autores têm ressaltado que muitos resultados de intervenções ergonômicas têm ficado aquém das expectativas devido a falhas em considerar-se a organização como um todo.

• No que consiste a abordagem macroergonômica?

A macroergonomia é uma abordagem topdown e contingencial, e define a otimização organizacional em termos da otimização conjunta de seus sistemas técnicos e sociais. A adaptabilidade e flexibilidade da organização são outros importantes princípios buscados a este nível. Embora tendo muitos de seus conceitos derivados da teoria sócio-técnica, a macroergonomia difere da anterior em alguns tópicos importantes. Um dos pontos de divergência é a abordagem top-down da macroergonomia.

O ponto de vista sócio-técnico argumenta em favor de uma metodologia bottom-up, ou seja, o posto de trabalho é visto como o ponto de partida para o design organizacional.

• Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com