TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Importancia Da Geometria

Artigos Científicos: Qual A Importancia Da Geometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  4.608 Palavras (19 Páginas)  •  12.953 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

Os estudos mostram que durante toda a vida as pessoas interagirão com objetos concretos em um espaço físico. A geometria é um conhecimento de grande importância, tendo uma vasta aplicação em situações do nosso cotidiano. Os conceitos geométricos desenvolvem no educando um meio de representar o mundo em que vive. Sendo que a sua importância seja inquestionável, surgem vários problemas no ensino e na aprendizagem da Geometria, tanto nas metodologias aplicadas quanto no envolvimento dos educandos na compreensão deste conceito. O espaço físico não é a única fonte de matematização ,mas sua importância deve ser ressaltada. Apesar da reconhecida importância da geometria na formação e desenvolvimento dos indivíduos, seu ensino vem sendo deixado em segundo plano. Diante desta realidade, o papel da motivação e da afetividade no ensino da Geometria torna-se essencial para aprendizagem dos alunos, o uso de atividades lúdicas com os conceitos geométricos envolvidos pode auxiliar o professor tornando a aula prazerosa e interessante para os alunos. Isso acontece no que concerne às possibilidades para o desenvolvimento de propostas para o ensino, da geometria considerando: as interações e as articulações entre registros figurais e discursos; as modificações convencionais ou visuais; e a variação sistemática de fatores de visibilidade. E sendo assim tendo como objetivos específicos, refletir sobre o ensino da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental; identificar o papel da motivação na aprendizagem da Geometria; compreender no que se constituem as atividades lúdicas; analisar como as atividades lúdicas podem melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e fazer proposição de utilização de atividades lúdicas para o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, assim identificando os conceitos envolvidos em cada atividade e em que dimensão as atividades contribuem na aprendizagem da geometria.

Palavra chave: Geometria, Atividade Lúdica, Ensino, Aprendizagem

INTRODUÇÃO

A geometria representa uma parte do conhecimento matemático de fundamental importância, com uma vasta aplicabilidade. Apresenta inúmeros problemas relacionados com seu ensino e sua aprendizagem, tanto nas metodologias utilizadas pelos professores de Matemática quanto na efetiva compreensão por parte dos alunos, deixando lacunas no seu ensino. A escolha da Geometria deu-se ao fato de que seu estudo, de acordo com os PCN1 de Matemática, possibilita ao aluno compreender e ver as formas em desenvolver o raciocínio e a compreensão do espaço visto que a Geometria ,parte do mundo sensível e estrutura no mundo geométrico dos volumes, das superfícies, das linhas e dos pontos. De acordo com os PCN de 1997, passa-se de um mundo sensível ao mundo geométrico. É o aspecto experimental que colocará em relação esses dois espaços: o sensível e o geométrico. De um lado, a experimentação permite agir, antecipar, ver, explicar o que se passa no espaço sensível, e, de outro, possibilita o trabalho sobre as representações dos objetos do espaço geométrico e, assim, desprender-se da manipulação dos objetos reais para raciocinar sobre representações mentais. (BRASIL, 1997, p.81).

[...] multiplicando suas experiências sobre os objetos do espaço em que vive [...] a construir uma rede de conhecimentos relativos à localização, à orientação, que lhe permitirá penetrar no domínio da representação dos objetos e, assim, distanciar-se do espaço sensorial ou físico.

Essa forma de redigir a Geometria encontra-se, em parte, na caracterização da Geometria como disciplina, apresentada por Pavanello e Franco (2007), que pode ser encarada como uma ferramenta que descreve e interage com o espaço em que vivemos e ser vista como uma parte da matemática mais intuitiva, concreta e ligada à realidade.

A Geometria contribui para que o indivíduo possa intuir conjecturar, descobrir, projetar, representar como lidar com as formas e o espaço, aprimora a percepção espacial, favorecendo a compreensão e produção de desenhos, gráficos, mapas, esquemas, etc. A importância da Geometria no desenvolvimento dessas competências é também ressaltada por Toledo e Toledo (1997, p.221), ao afirmarem que, antes mesmo do domínio da linguagem usual, a criança deve explorar e construir interpretações pessoais do espaço que a rodeia e das formas nele contidas. Porque as primeiras propriedades observadas e compreendidas são aquelas de natureza topológica, isto é, ligadas à sua localização e aos objetos A Geometria é um campo de conhecimento reconhecido e de indubitável importância para a formação dos educandos, pois contribui para o desenvolvimento de um raciocínio geométrico e habilidades em especial, a capacidade de discriminação de formas e a manipulação destas em geral, no espaço. Vale observar ainda, que a Geometria não pode ser considerada um campo de conhecimento da Matemática que deve ser ensinada/aprendida separadamente dos outros campos ele deve estar inserida nos conteúdos. Um exemplo é o da reta numérica que constitui um modelo representativo do número. Outro exemplo é o das figuras geométricas que podem auxiliar na compreensão de frações. A integração de conceitos algébricos e aritméticos com o ensino da geometria fortaleceria em muito o aprendizado. Também, que o estudo de um determinado tema deve acontecer de forma contextualizada, tanto no aspecto sócio-histórico de produção do conhecimento, quanto nas relações com os demais conteúdos da matemática, bem como com as outras áreas do conhecimento. Os conhecimentos de Matemática no campo da Geometria estão divididos em dois eixos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), sendo também dessa forma considerado na Prova Brasil (BRASIL, 2008):

(1) Espaço e forma

(2) Grandezas e medidas

Que, juntos, abrangem 42% das habilidades avaliadas em Matemática, restando 58% para os eixos “números e operações” e “tratamento da informação”, o que indica equilíbrio na distribuição dos conteúdos, e também, espaço significativo para a Geometria.

No entanto, temos como objetivo geral analisar a utilização de atividades lúdicas no ensino da Geometria dos anos finais do Ensino fundamental, como recurso para a motivação dos alunos e para uma aprendizagem significativa, fazendo proposições. Cita também que sob influência de alguns movimentos temos no Brasil o Movimento da Matemática Moderna onde não se nota uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com