TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Comunidade Escola

Trabalho Escolar: Integração Comunidade Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP

Curso de Letras / Inglês

Geraldina Pinheiro da Luz RA 1207752

Danielle Aparecida Lima RA 1200914

Valerie Guandaline RA 1227939

Projeto de Integração escola e

Comunidade

Trabalho um

Amambai MS

2013

Escola Pólo Municipal de Educação e Ensino Fundamental Campanário que pelo decreto 2281 de 05/03/1980 era denominada Escola Municipal Campanário sendo Extensão da Escola Municipal Juvenal Fróes sob o decreto 2279 de 05/03/1980.

No dia 19/02/1993 o então prefeito José Evaldo de Oliveira através do decreto 04/93 determina que o nome da escola seja “Escola Pólo Municipal de Pré Escola e Primeiro Grau Juvenal Fróes e em 05 de setembro de 1.995 através do decreto 131/95 revoga o decreto 04/93 e a Escola Municipal Delfino Vieira, localizada no Distrito do Bocajá, passa a ser extensão Campanário Escola Pólo.

A escola localiza-se Rua 21 de Abril, s/nº - telefone (67) 3438-1283- Distrito do Bocajá, Laguna Carapã – MS, o município está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Dourados). Localiza-se na latitude de 22º32’45” Sul e longitude de 55°09’00” Oeste. Distâncias: 288 km da capital estadual (Campo Grande) são mantidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Tem em seus critérios atender ao disposto na Constituição Federal, na Lei Orgânica do município, na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Projeto Político Pedagógico.

A escola possui 06 (seis) salas de aula, todas sendo bem arejadas contendo ventiladores, quadro negro, relógio de parede e ábaco. Sendo que uma das salas é usada como laboratório de informática e biblioteca.

Possui ainda um refeitório, cozinha, sala dos professores que continha uma mesa grande com seis cadeiras, um quadro negro, mural com informativos, uma multifuncional, um bebedouro, um micro computador, uma televisão, DVD e armários que guardavam materiais pedagógicos, na parede havia um painel e um relógio.

A escola tem também em suas dependências um parque infantil, uma quadra de esportes coberta que fica ao lado do prédio.

A escola possui atualmente 05 (cinco) professores, e 09 funcionários englobando direção coordenação, funcionários administrativos.

A instituição mencionada tem 170 (cento e setenta) alunos, sendo 25 (vinte e cinco) da Educação Infantil, 26 (vinte e seis) de 1ª (primeira) ano, 27 (vinte e sete) 2ª ano, 27(vinte e sete) 3º ano, 35 (trinta e cinco) 4º ano, 30 (trinta) 5º ano.

A constituição familiar a média é de 3 a 5 por família com nível de baixa renda e classe média, entre 5 pessoas 3 trabalha fora com nível de escolaridade baixa.

O quadro de professores é composto por uma professora de educação física, duas pedagogas, uma professora formada em Normal Superior e uma professora responsável pela computação.

A direção, órgão responsável pela coordenação geral das atividades pedagógicas e administrativas, é exercida por um profissional do grupo magistério, devidamente habilitado para a função, designado pelo prefeito municipal.

Lembrando que para exercer a função de diretor é exigida a graduação em Pedagogia e na falta do profissional com essa formação, permite-se outro profissional com curso de licenciatura plena.

A coordenação pedagógica que tem por finalidade coordenar as atividades pedagógicas em articulação com a direção e o corpo docente, também é exercida por um pedagogo. E na sua falta é designado um professor coordenador, de acordo com o Plano de Cargos e Remuneração do Magistério Público Municipal. A secretaria é o órgão responsável pelo arquivo e escritura da vida escolar do aluno, pela expedição de documentos e pela correspondência oficial da Unidade Escolar. A função da secretária(o) é exercida por um profissional com formação mínima em nível médio, designado pelo prefeito municipal.

O corpo docente é constituído por professores devidamente habilitados para a função e a APM (Associação de Pais e Mestres) entidade civil com personalidade jurídica sem fins lucrativos, tem por sua finalidade: promover a integração entre família, escola e comunidade; mobilizar recursos humanos e angariar recursos materiais para auxiliar a unidade escolar.

Os planejamentos existem e é desenvolvido dentro do projeto político e pedagógico realizado bimestralmente por nível de unidade do professor, junto com a coordenação o planejamento é de suma importância, pois com ele o educando vai poder desenvolver seus conteúdos dentro da sala de aula.

Em relação ao processo de observação nas salas de aula. As primeiras turmas a serem visitadas foram a do jardim e pré-escola, a sala era bem arejada, com vários materiais educativos disponíveis, um mural com trabalhos feitos dos alunos, carteiras apropriadas e o fator principal era que a professora se mostrava bastante comprometida com os educando e com muito domínio de sala.

A relação professor-aluno parte do princípio que o aluno é o centro da escola, o protagonista principal do processo de ensino-aprendizagem em torno do qual se desenvolvem os programas curriculares e as atividades profissionais do docente. O professor é orientador do processo educativo e os princípios que regem as relações sociais na escola são: atividade, vitalidade, liberdade, individualidade e coletividade estreitamente relacionadas entre si.

Em relação ao currículo, pode-se afirmar que ele é orientado em função dos interesses e vivências dos alunos, neste sentido os programas são muito abertos e pouco estruturados, professor e aluno fazem coisas e aprendem juntos.

É necessário ainda mencionar que são os próprios alunos que constroem os recursos educativos e a aula é convertida numa oficina onde os alunos aprendem destrezas, hábitos e técnicas para descobrir o mundo. E o mais importante é que a avaliação é de natureza qualitativa, porque se entende que o importante é o próprio processo de aprendizagem.

No entanto, apesar do esforço de algumas escolas e professores, sabe-se que os avanços só poderão ser notados com a adoção de modelos inovadores de educação. Não se pode continuar oferecendo a mesma coisa, precisamos de um novo paradigma educacional para uma nova escola, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com