TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual deles estará mais próximo da sua construção pessoal?

Tese: Qual deles estará mais próximo da sua construção pessoal?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Tese  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

É muito comum encontrar nas salas de recepção de grandes e médias empresas grandes molduras que contêm, sempre com vários itens, “missão, visão e valores” daquela instituição.

Esse hábito, mais comum na década passada, ainda tem forte importância, especialmente entre as grandes corporações, onde não há “patrões” por perto e a lembrança do destino comum tem que estar presente em letras de forma.

A humanidade, desde sempre, teve seus compromissos claramente afixados a cada fase de nossa existência. Os mais longevos e influentes são os Dez Mandamentos, que estão em pleno vigor há quase cinco milênios.

Pois muito bem, imagino que sua empresa deva ter – fixo na parede ou não – sua “missão, visão e valores”. Mas e você, a pessoa, o humano, o empreendedor, qual sua missão e quais os seus valores? Em que parte do seu corpo físico ou emocional estão afixadas suas escolhas?

Olhando a história, podemos encontrar diversos exemplos de dísticos, frases simples com poucas palavras, que guiaram destinos e marcaram projetos de vida.

Qual deles estará mais próximo da sua construção pessoal?

Quem sabe, ao final dessas referências, você não estará pronto para definir sua “missão, visão e valores”, escolhendo entre tantos o que mais se aproximar de seu futuro imaginado?

1 – Se começarmos por Roma, impossível não lembrar de Júlio Cesar, em 47 a.C., retornando depois de uma fieira de vitórias militares: “Vim, vi e venci.” Que tal o 3V? Um pouco arrogante? Ou adequado ao seu projeto de pessoa? Nos anos 90 a Apple, num de seus encontros, distribuiu ao público uma camiseta com a frase latina “veni, vidi, codi!”, ou seja, “vim, vi e codifiquei”. Até hoje a camiseta é uma raridade disputada a tapa no e-Bay.

2 – A Igreja Católica, há muito tempo, usa a expressão “fé, amor e caridade” como uma espécie de resumo de sua missão no mundo. Quantas dessas qualidades estão entre suas opções?

3 – Nenhuma frase marcou tanto, de maneira tão forte, a civilização ocidental quanto a criação dos burgueses franceses ao expulsar do poder seus adversários aristocratas: “liberdade, igualdade, fraternidade”. Já imaginou uma empresa tendo esses conceitos como “missão, visão e valores”? Qual dos direitos burgueses cabe, como uma luva, em suas mãos empreendedoras? Segundo os franceses, só era possível comerciar e enriquecer num ambiente com aquelas características: “liberté, egalité, fraternité”.

4 – Os socialistas de Lênin, em meio à revolução bolchevique, na Rússia do começo do século XX, tiveram tempo para cunhar o fortíssimo “paz, pão e terra”. Pão com o sentido de sobrevivência física para todos e terra como garantia de propriedade dos meios de produção. Paz, uma lembrança eterna. Que tal o projeto de sua “bakery”, ou a velha padaria da esquina, recuperar a frase, com um sentido moderno e de preservação ambiental?

5 – Finalmente, se fôssemos hoje cunhar uma nova fórmula de expressar nosso mundo conturbado, apostaria em muitas frases. Que tal “felicidade, agilidade e longevidade”? Ou quem sabe “identidade, modernidade e fragilidade”?

Terminado esse passeio histórico, que deixou de fora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com