TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual deve ser o portfólio?

Seminário: Qual deve ser o portfólio?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Seminário  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

Primeiras orientações para construção do Portfólio

O que deve ser o Portfólio?

O portfólio é uma coleção de textos produzidos pelo aluno, de natureza científica, cultural e intertextual, relacionado aos variados temas estudados na etapa, sob a orientação do professor-tutor.

Os textos devem ser feitos de forma processual, com posicionamentos do aluno sobre os temas abordados durante a etapa.

Eles podem se constituir, de maneira geral, de resumos, de resenhas, de artigos, de relatos de experiências e podem incluir poemas, charges, bricolagens, pinturas e outras imagens, tendo como inspiração e fundamentação teórica os livros, as oficinas, os seminários, os estudos independentes, bem como todo conhecimento construído durante a etapa.

Esclarecimento:

Você verá que, nos capítulos dos livros ou volumes, há questionamentos feitos pelos professores-autores nos quadros “Parada obrigatória!”, “Paradas para Reflexão”, “Agora é sua vez!”, ícones de interrogação, entre outros. Esses questionamentos são um direcionamento, são “provocações”, formas de fazer você pensar, relacionando o conteúdo com sua vida, com o que conhece, com que entende e acredita sobre o assunto. Esses questionamentos poderão ou não fazer parte do Trabalho de Construção da Aprendizagem – TCA – Portfólio. Eles apenas farão parte do TCA – Portfólio se você desejar, ou seja, se o conteúdo estiver relacionado com os temas que você selecionou como temas a serem discutidos em seu trabalho. As outras reflexões podem ser feitas por você em seu caderno, assim, elas possibilitarão sua aprendizagem, mas não serão corrigidas pelo professor-tutor.

Como deve ser a estrutura composicional?

• Capa: contendo sua identificação e título;

• Dedicatória: nesse item você deverá dedicar o trabalho às pessoas que lhe foram importantes no caminho trilhado, que o motivaram a fazer o curso, que o auxiliaram nos momentos difíceis e aqueles que de certa maneira fizeram parte de sua aprendizagem;

• Apresentação pessoal: é a sua apresentação, enquanto aluno. Como por exemplo: quem é você e o que aconteceu na sua vida que o fez procurar este curso.

• Apresentação do portfólio: apresentação da forma que o portfólio está organizado, justificando o porquê da organização escolhida pelo aluno.

• Desenvolvimento: é o que chamaríamos de corpo do trabalho, é a parte em que você descreverá o seu processo de aprendizagem e crescimento durante todo o curso. Ela deve ser constituída de textos de temas diversos.

• Considerações finais: é o fechamento do curso e dos assuntos tratados no trabalho. Nesse item, o aluno deverá fazer uma reflexão final e geral sobre seus sentimentos em relação à pessoa que era quando iniciou a etapa curso e sobre a pessoa que é nesse momento em que termina, as expectativas alcançadas, e outros aspectos que considerar importantes.

• Referências: as referências completas de fragmentos dos livros citados no decorrer do portfólio.

Devemos utilizar diferentes linguagens?

Você deve utilizar diferentes linguagens (poemas, imagens, pinturas, charges) para suas reflexões. Nesse sentido, o aluno pode refletir sobre um conteúdo e elaborar um texto reflexivo a partir de uma criação artística. Ele também pode registrar suas reflexões em textos em prosa (corrido), mas incluindo outras linguagens como poemas, bricolagens, charges, entre outras. Entretanto, a quantidade de texto em prosa deve ser predominante.

O importante é que cada texto tenha início, meio e fim, ou seja, que tenha introdução, desenvolvimento e conclusão. É importante que você se utilize de citações diretas ou indiretas, para que possa fundamentar seus textos com maior facilidade. Aconselhamos que utilize citações diretas, uma vez que são mais claras e fáceis de elaborar.

Deve ser observado:

- o atendimento às normas da ABNT - quando for o caso - em relação à citações, referências, ilustrações, paginação, espaços, margens, fontes, e outros dessa natureza, conforme a Metodologia da Pesquisa.

- O trabalho deve ser realizado de maneira apresentável, com dedicação e capricho.

Como o professor-tutor irá acompanhar o processo?

O Portfólio será construído progressivamente, por meio de atividades que serão propostas.

As atividades não terão oportunidade de reestudo, por isso, os alunos devem fazê-las da melhor forma possível para que atinjam a proposta. Entretanto, no final, como última atividade, você deverá enviar o arquivo completo e melhorado de acordo com as orientações/colocações feitas pelo seu professor-tutor. Mediante a avaliação desse arquivo completo, é que seu professor-tutor irá habilitá-lo ou não no sistema.

Quais são os textos que podem subsidiar a forma da escrita?

As leituras obrigatórias serão indicadas e orientadas nas próprias atividades.

Como leitura complementar, para ampliação desse conhecimento caso você ache necessário, recomendamos as seguintes leituras:

CUNHA, Valeska Guimarães Rezende et al. Metodologia da Pesquisa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. . Esse texto encontra-se disponível na Biblioteca virtual da Pearson, (acesse ícone “acadêmico”, acesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com