TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é A Finalidade Dos Portfólios?

Exames: Qual é A Finalidade Dos Portfólios?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

Portfólio é um conjunto organizado de trabalhos produzidos pelo aluno ao longo de determinado período (o ano letivo, por exemplo). Quando bem montada, essa coletânea se transforma em um excelente instrumento de avaliação.

Ela deve reunir as atividades que o estudante considera relevantes, escolhidas depois de uma análise feita com a sua ajuda. O critério da escolha, vale lembrar, não pode ser apenas o da excelência. O que importa, Joana, é selecionar trabalhos que demonstrem a trajetória da aprendizagem.

O ideal é que o portfólio tenha a seguinte estrutura: introdução (apresentação do conteúdo), uma breve descrição de cada trabalho, as datas em que eles foram feitos, uma seção de revisão com reflexões da criança, uma autoavaliação e uma parte reservada aos seus comentários.

Na educação Infantil, é necessário avaliar, para isso, a avaliação deve ser um processo sistemático e contínuo ao longo de todo o processo de ensino e de aprendizagem. As situações de avaliação devem ocorrer em atividades contextualizadas para que se possa observar a evolução destas crianças.

A observação é o principal instrumento que o educador tem para avaliar o processo de construção do conhecimento.

O RCNEI, em seu volume 3, alerta que:

Mesmo sem a exigência de que as crianças estejam alfabetizadas aos seis anos, todos os aspectos envolvidos no processo de alfabetização devem ser considerados. Os critérios de avaliação devem ser compreendidos como referências que permitem a análise do seu avanço ao longo do processo, considerando que as manifestações desse avanço não são lineares, nem idênticos entre as crianças (BRASIL, 1998, p. 159)

Sendo assim, o educador deve proporcionar à criança situações em que ela possa vivenciar as mais diversas experiências, fazer escolhas, tomar decisões e socializar conquistas e descobertas. O educador deve ser o mediador, acompanhar as crianças para que elas possam se desenvolver e compreender que cada uma delas carrega histórias de vida.

Desse modo, pensar a educação infantil é possibilitar à criança e ao educador vivenciarem a experiência de serem sujeitos de suas ações.

O referencial proposto por Benjamin Bloom et al (1971) aponta para as funções da avaliação, a partir da interligação entre educação e avaliação e sua significação para orientar o trabalho do professor.

No que diz respeito às funções específicas pretendem:

• facilitar o diagnóstico (diagnóstico);

• melhorar a aprendizagem e o ensino (controle);

• estabelecer situações individuais de avaliação;

• promover, agrupar alunos (classificação);

• cumprir os objetivos da educação (pedagógico-didática). (LIBÂNEO, 1994, p. 197-198).

Portfólios, dossiês, relatórios de avaliação, todas essas nomenclaturas se referem à organização de registros sobre aprendizagem do aluno que ajuda o educador, as próprias crianças e as famílias para poder ter uma visão evolutiva do processo e da evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com