TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a estimativa de custo variável e qual é a sua importância na tomada de decisões sobre o produto Mix?

Relatório de pesquisa: Qual é a estimativa de custo variável e qual é a sua importância na tomada de decisões sobre o produto Mix?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3

O que é Custeio Variável e qual sua importância na tomada de decisões sobre o Mix de Produtos?

O custeio variável está relacionado com os custos e despesas acumuláveis que estão diretamente relacionadas com a atividade produtiva e que são variáveis em relação à uma medida (referência, base, volume) dessa atividade.

O custeio variável é aquele em que somente os custos variáveis diretos ou indiretos e as despesas variáveis são atribuídos aos objetos de custeio. Os custos fixos são levados integral e diretamente aos resultados do período. Nesse conceito, compõem o valor dos estoques dos produtos, quando estes forem os objetos de custeio, apenas os custos variáveis, sendo que as despesas variáveis apenas são utilizadas para se calcular a margem de contribuição.

A margem de contribuição é obtida pela diferença entre o preço de venda unitário e os custos variáveis unitários e é entendida como o montante disponível para pagar custos fixos e gerar lucro.

Com a somatória de todos os seus custos fixos e a expectativa global de lucro de uma empresa, a partir da margem de contribuição unitária dos produtos que fabrica, é possíveldeterminar, em consonância com as necessidades de seu mercado, qual é a melhor configuração de mix de produtos capaz de gerar um resultado que sustente sua saúde operacional e financeira.

Sob esse ponto de vista, o custeio variável se configura como uma importante ferramenta para tomada de decisões gerenciais, em especial acerca do mix de produtos.

ETAPA 4

Cálculo de Preços pelas técnicas de Mark Up

Tomar como referência o custo de produção de dois produtos fabricados, o Alfa, com custo de R$ 6,00 a unidade, e o Beta, com custo de R$ 5,00 a unidade. Com os dados da Tabela 1 a seguir, formar os preços dos dois produtos, utilizando a técnica do MARK UP I e MARK UP II.

Tabela 1

Despesas e Margem de Lucro

Alfa

Beta

Despesas Administrativas

3,00%

3,25%

Despesas Financeiras

1,50%

1,50%

Despesas Comerciais

2,10%

1,90%

Margem de Lucro

30,00%

27,00%

Impostos sobre as vendas Alfa Beta

Alfa

Beta

ICMS

18,00%

12,00%

PIS

0,65%

0,65%

COFINS

3,00%

3,00%

Fonte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com