TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de custos e tomada de decisões

Seminário: Análise de custos e tomada de decisões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Seminário  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Análise de custos e tomada de decisões

Com a alta competitividade do mercado e os elevados impostos, torna cada vez mais difícil a permanência das empresas no mercado. Esta permanência depende das decisões que são tomadas pelos administradores.

Para tomar decisões em qualquer que seja a empresa é necessário realizar a contabilidade de custos, pois através desta será possível obter informações, que, analisadas em conjunto com as mudanças do mercado, o preço de venda, o volume de vendas e outros dados, trarão informações que darão suporte aos administradores nas tomadas de decisões.

A análise de custos possui diversas funções relevantes junto às empresas, porém, sua principal função é a de fornecer informações, que auxilia a administração.

Através da análise de custos é possível obter relatórios como, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, um completando o outro, atinge a finalidade de mostrar a situação patrimonial e econômico-financeira de empresa e permite o controle.

Toda empresa necessita ter controle dos processos de compras, vendas, dispêndios, investimentos, receita dentre outros, para verificar a sua situação no mercado, que determina o lucro ou prejuízo o que torna possível fazer uma previsão do mercado em que atua.

O controle dos custos só é possível através da contabilidade de custos, que permite a análise e elaboração dos relatórios para o controle e comparação para possíveis decisões a serem tomadas.

Análise de custos na empresa

Na empresa não existe um departamento de custo formalizado, pois quem cuida destes é o administrador que também é proprietário.

Desta forma o custo empresa é realizado de forma muito criteriosa, onde há um sistema de controle de vendas e nele há funções que armazenam as pequenas despesas do dia a dia que sai do caixa, como por exemplo, compra de algum material de escritório, não só esses, mas todas as receitas e despesas ocorridas são anotadas diariamente.

A empresa usualmente separa as receitas e despesas referentes as pessoas físicas e aos sócios, além disso identificam estas por período, afim de obter maior controle.

A empresa tem diversas despesas como: comissão de vendedores, água e energia elétrica, despesas com viagens dentre outros desta forma faz-se necessário realizar a classificação dos gastos da empresa, como mostra o quadro abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com