TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a relação entre lutas e cultura corporal?

Projeto de pesquisa: Qual é a relação entre lutas e cultura corporal?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 3

Quais as relações entre as Lutas e a Cultura Corporal?

O que significa compreender as lutas como ferramenta pedagógica, associadas aos objetivos da Educação Física Escolar?

Dentro do meu entendimento posso afirmar que agora vejo a luta de forma diferente, pois partindo do conceito de cultura corporal a luta pode ser vista de forma mais ampla e não apenas como parte de uma prática esportiva. Entretanto, ao ler e pesquisar confrontei-me com uma série de autores, professores, lutadores e artistas com opiniões diferentes em relação à cultura corporal.

Pude perceber algumas opiniões radicais e outras mais conservadoras, porém a maioria chega ao conceito de contexto sociocultural, ou seja, cabe a “nós”, entendermos o relacionamento entre lutas e cultura corporal, que estão intimamente ligadas, pois o ser humano expressa sua cultura através de movimentos dos quais muitas vezes não necessitando de ser algo rápido ou brusco, como por exemplo, um golpe de judô, mas pode ser também a respiração profunda originada desse mesmo “golpe”.

Através dos séculos aprendemos a controlar o corpo e a mente por meio de nossas atividades físicas, a luta muitas vezes tem como objetivo a introdução do individuo no seu meio cultural, sabendo disso criamos um laço entre a cultura e a luta, pois ambas levam ao mesmo contexto que é o enquadramento junto à sociedade. A expressão corporal de cada um de nós refletida através da luta em alguns casos podem ser benéficas e em outros maléficas, pois alguns indivíduos utilizando de meios de luta e cultura corporal tentam se instalar em grupos sociais através de imposição, estes indivíduos muitas vezes com conhecimento maior em artes- marciais criam a cultura do medo junto à sociedade.

A cultura que estamos cultivando atualmente e a de que a luta como prática esportiva ou competitiva não deixa de ter como objetivo ampliar o conceito de sociedade vê a necessidade de expressão através do corpo visando o conhecimento de nossa natureza e cultura.

O processo de ensino dentro da Educação Física Escolar esta quase que em sua totalidade voltado ao movimento porém, como pude ver através dos textos estudados não pode ser encarado como mera atividade ou descanso para a rotina da escola, pois a luta é o movimento humano que simboliza diversos atos históricos, políticos, técnicos, éticos e muitos outros é o espaço no qual o aluno pode se expressar não apenas tecnicamente, mas em um universo maior do que o simples ato do movimento. Como meio pedagógico pude perceber que a luta instiga o conhecimento não só físico, mas também psicológico quando o aluno e confrontado a superar limites e se expressar culturalmente através dela.

Fato é que o conhecimento da luta como ferramenta pedagógica vem a propiciar ao aluno uma forma mais abrangente de ampliar sua capacidade como ser humano. Algumas vezes por se tratar de um aspecto cultural as escolas cultuam a prática de lutas em forma de competição o que muitas às vezes deixa de lado o seu principal objetivo que é a formação e fortificação no em seu meio família, de convivência humana e prática da cidadania. A prática da competição pode ser saudável desde que não interfira na Idea de Educação para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com